Ela ajudou a coordenar a campanha do pai, David Almeida, na eleições municipais de 2020 e pode ser um "coringa" do Avante nesta eleição, segundo fontes do RealTime1.
Fernanda Aryel Almeida, filha do prefeito David Almeida, é presidente nacional do Núcleo Jovem do Avante (Foto: Reprodução/Instagram)
A cada dia a corrida eleitoral por vagas na Câmara Federal fica ainda mais competitiva e políticos que sonham em conquistar uma vaga no Congresso Nacional, seja pela primeira vez ou não, buscam nomes de peso para suas chapas na estratégia de puxar o maior número possível de votos. E um dos nomes cobiçados é o da jovem Fernanda Aryel Almeida, filha do prefeito de Manaus, David Almeida, que é presidente do Avante no Amazonas.
Fernanda assumiu, no ano passado, após a posse do pai como prefeito de Manaus, o posto de presidente nacional do Núcleo Jovem do Avante. No cenário político atual, ela é considerada por alguns aliados do prefeito como um importante nome dentro da sigla e que pode ajudar na eleição de até dois deputados federais pelo partido na Câmara Federal.
O Avante está filtrando nomes de peso para compor a chapa para deputado federal, que pode ser formada por até nove nomes. Fontes ligadas ao prefeito de Manaus informaram ao RealTime1 que o assunto sobre a possível candidatura de Fernanda Aryel a uma vaga na Câmara Federal, por enquanto, é mantida a sete chaves por David Almeida.
Uma das fontes consultadas é o líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Marcelo Serafim, que deixou o PSB para se filiar ao Avante e disputar uma vaga na Câmara Federal.
Questionado pelo RealTime1 se Aryel seria uma espécie de “coringa” do prefeito de Manaus, Marcelo disse que não a vê dessa forma, mas reconhece que a jovem é um forte nome e com densidade eleitoral.
“A gente, que é filiado ao Avante e vai disputar essa eleição para deputado federal, entende que a Aryel é um nome importante que o Avante tem nesse contexto e que traria votos para a chapa. Ela trabalhou praticamente coordenando a campanha do pai rumo à Prefeitura de Manaus e é qualificada para somar com a chapa para federal. Tenho certeza que ela pode estar disputando a eleição, mas, por enquanto, essa definição deve ser dela – e é totalmente pessoal. O David Almeida entende a importância dessa candidatura também, mas tudo vai ser decidido no momento certo”, pontuou Marcelo Serafim.
Outra fonte revelou que a possível candidatura de Aryel pode ajudar na votação de outros conhecidos nomes da política amazonense, como o do ex-deputado federal Hissa Abrahão e da jornalista Liliane Araújo, que já concorreu em eleições para Governo do Amazonas e Câmara dos Vereadores.
Procurada pelo RealTime1 desde o início do mês de abril, Fernanda não atende ligações e nem responde mensagens deixadas pela reportagem. Ela tem evitado exposição após a polêmica sobre o sorteio de casas do Residencial Manauara que envolve alguns de seus familiares e uma suposta prática de favorecimento a pessoas com cargos no Executivo Municipal que foram contempladas com casas.
Após sete meses, ela reativou o perfil. No entanto, até o momento, as publicações não têm cunho eleitoreiro, como estava acostumada a alimentar as redes sociais durante a campanha do pai e até mesmo após a eleição dele.
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: