fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Falhas de memória atacam 80% das pessoas diagnosticadas com Covid

Estudo realizado em São Paulo indica que oito, em cada dez pessoas infectadas, apresentam sequelas cognitivas após recuperação da doença.

10 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Outra consequência detectada no estudo é a diminuição da capacidade visuoperceptiva (Foto: Reprodução)

Dormir ao tomar banho, não lembrar de ter comido algo que pediu em um restaurante ou até mesmo esquecer como pilotar uma motocicleta. Estes são exemplos relatados por alguns dos 430 pacientes recuperados de Covid-19 e que são monitorados pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (Incor), em São Paulo.

Os estudos apontam que 80% das pessoas diagnosticadas com covid-19 sofrem disfunções cognitivas após a infecção.

A neuropsicóloga responsável pela pesquisa, Lívia Stocco, destaca que as falhas na atenção e na função executiva do cérebro ou perda de memória são algumas das consequências da doença, mesmo após a recuperação, e que isso independe do restabelecimento físico dos pacientes.

É preciso monitorar sinais como sonolência excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória para que se busque o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento.

Por que isso acontece?

Como o vírus afeta os pulmões, baixando o nível de oxigenação, há uma dessaturação do oxigênio que vai para o cérebro, acometendo o sistema nervoso.

“O resultado foi impactante: independentemente do grau da doença, da faixa etária ou do nível de escolaridade, os pacientes que tiveram sintomas podem sofrer de disfunção cognitiva”, destacou a neuropsicóloga.

Outra consequência detectada no estudo é a diminuição da capacidade visuoperceptiva, que faz com que as pessoas percam a coordenação motora e sofram mais quedas.

Reversão do quadro

Lívia frisa que o quadro clínico prevê reversão. Os pacientes devem fazer exercícios cognitivos, forçando as atividades do cérebro para que haja estímulo maior ao consumo de oxigênio.

A ação vai melhorar paulatinamente o desempenho das funções cognitivas.

Padrão-ouro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda os resultados finais do estudo e pretende adotar a metodologia desenvolvida na pesquisa do InCor como padrão-ouro em âmbito mundial no diagnóstico e na reabilitação da disfunção cognitiva pós-Covid.

Texto: Rosianne Couto, com informações da Record TV

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021

REALTIME promove rodada de entrevistas com ‘reitoráveis’ da Ufam

Comunidade acadêmica realizará nos dias 10 e 11 de março a consulta que vai indicar a lista tríplice a ser levada para o presidente Jair Bolsonaro

25 de fevereiro de 2021

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021