fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Falhas de memória atacam 80% das pessoas diagnosticadas com Covid

Estudo realizado em São Paulo indica que oito, em cada dez pessoas infectadas, apresentam sequelas cognitivas após recuperação da doença.

10 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Outra consequência detectada no estudo é a diminuição da capacidade visuoperceptiva (Foto: Reprodução)

Dormir ao tomar banho, não lembrar de ter comido algo que pediu em um restaurante ou até mesmo esquecer como pilotar uma motocicleta. Estes são exemplos relatados por alguns dos 430 pacientes recuperados de Covid-19 e que são monitorados pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (Incor), em São Paulo.

Os estudos apontam que 80% das pessoas diagnosticadas com covid-19 sofrem disfunções cognitivas após a infecção.

A neuropsicóloga responsável pela pesquisa, Lívia Stocco, destaca que as falhas na atenção e na função executiva do cérebro ou perda de memória são algumas das consequências da doença, mesmo após a recuperação, e que isso independe do restabelecimento físico dos pacientes.

É preciso monitorar sinais como sonolência excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória para que se busque o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento.

Por que isso acontece?

Como o vírus afeta os pulmões, baixando o nível de oxigenação, há uma dessaturação do oxigênio que vai para o cérebro, acometendo o sistema nervoso.

“O resultado foi impactante: independentemente do grau da doença, da faixa etária ou do nível de escolaridade, os pacientes que tiveram sintomas podem sofrer de disfunção cognitiva”, destacou a neuropsicóloga.

Outra consequência detectada no estudo é a diminuição da capacidade visuoperceptiva, que faz com que as pessoas percam a coordenação motora e sofram mais quedas.

Reversão do quadro

Lívia frisa que o quadro clínico prevê reversão. Os pacientes devem fazer exercícios cognitivos, forçando as atividades do cérebro para que haja estímulo maior ao consumo de oxigênio.

A ação vai melhorar paulatinamente o desempenho das funções cognitivas.

Padrão-ouro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda os resultados finais do estudo e pretende adotar a metodologia desenvolvida na pesquisa do InCor como padrão-ouro em âmbito mundial no diagnóstico e na reabilitação da disfunção cognitiva pós-Covid.

Texto: Rosianne Couto, com informações da Record TV

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro e Lula travam disputa sobre valor do Auxílio Brasil

Promessa de manter benefício em 2023 assume papel central na campanha dos dois candidatos que lideram as pesquisas

14 de agosto de 2022

Presidenciáveis dão largada na campanha com foco no Sudeste

Região Sudeste concentra 42,6% dos eleitores do país. A dois dias do início da propaganda eleitoral gratuita, Lula se mantém na dianteira, enquanto Bolsonaro cresce.

14 de agosto de 2022

TRE-AM dá nome a cartório eleitoral de indigenista assassinado em Atalaia do Norte

O pleno do TRE-AM reconheceu, por unanimidade, colaboração do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho no Vale do Javari, par a instalação de novas seções eleitorais.

13 de agosto de 2022

Michelle assume protagonismo na marcha para Jesus com evangélicos

Durante a marcha, presidente falou em 'luta contra o comunismo' e convocou população para ato em Copacabana no Sete de Setembro.

13 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

13 de agosto de 2022

Com medo de rejeição, aliados escondem Bolsonaro nas redes sociais

Aliados oficiais do PL não mencionaram o mandatário nenhuma vez no atual semestre. Dos 27 palanques que Bolsonaro já garantiu, 10 não fazem menção a ele nas redes sociais.

13 de agosto de 2022

Floração dos ipês cria disputa entre os aliados Arthur e Amazonino na web

A floração dos ipês deu destaque às plantas nas redes sociais e os ex-prefeitos - e aliados de momento - aproveitaram para tentar associar seus nomes à autoria do projeto.

13 de agosto de 2022

Chico Preto pede registro de candidatura avulsa ao Senado

Ex-vereador deverá enfrentar dificuldade para obter registro por fora da coligação de apoio ao governador Wilson Lima, que escolheu coronel Menezes como candidato ao Senado.

13 de agosto de 2022