sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Ainda na fase roxa da Covid, Governo flexibiliza regras de isolamento

O governador Wilson Lima anunciou que, dentre outras medidas, o toque de recolher, que volta a valer de 19h às 6h, e o funcionamento do comércio no modo delivery.
COMPARTILHE
medidas

O governador Wilson Lima (PSC) resolveu flexibilizar as medidas restritivas para o combate ao coronavírus no Amazonas e optou, por exemplo, por retomar o toque de recolher para o horário compreendido entre 19h e 6h.

O anúncio foi feito no final da tarde desta sexta-feira, em uma live na página oficial do Governo do Estado.

As novas regras ainda virão num decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) até este sábado (6), visto que as medidas anunciadas na live passam a valer a partir de segunda-feira (8) até o dia 14 de fevereiro.

A partir de segunda, as pessoas ficam proibidas de circular nas ruas entre 19h e 6h. Fora desse horário, somente as que exercem atividades essenciais podem transitar entre um ponto e outro.

Outra medida anunciada por Wilson Lima é o funcionamento do comércio. As lojas estão autorizadas a funcionar de modo virtual, podendo realizar as entregas aos clientes entre 8h e 17h.

“Todas as decisões são baseadas em critério científico, avaliando nosso cenário epidemiológico, as demandas sociais, conversando com todo mundo. Nenhuma delas foi fácil, mas são necessárias”, pontuou o governador.

Outras medidas passam a valer a partir de segunda, como:

• Permissão para atendimento domiciliar de assistência técnica para eletrodomésticos, condicionadores de ar, celulares e controle de pragas: 8h às 17h;

• As indústrias podem funcionar 24h, desde que os turnos sejam ajustados e não haja deslocamento dos funcionários durante o toque de recolher;

• As lojas de conveniência podem funcionar até às 18h, sem consumo local;

• Bares e restaurantes podem atender na forma drive-thru de 6h às 18h e em delivery de 6h às 22h.

O governador frisou que, caso o processo de estabilidade no número de casos da Covid-19 não continuar, as medidas podem ser revistas enquanto durar o decreto.

“Vamos observar a evolução dos casos nesse período e, a partir daí, tomar novas decisões. Vai depender do comportamento dos números. Todo mundo precisa assumir sua responsabilidade. Não adianta o Estado tomar qualquer atitude, se todos não se empenharem”, disse.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

COMPARTILHE
MAPA DA DESIGUALDADE