fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Ex-prefeito de Codajás é denunciado por improbidade administrativa

O atual prefeito oferece ação de improbidade administrativa contra Abrahan ou pede a abertura de inquérito policial alegando haver indícios de crime de responsabilidade.

27 de agosto de 2021

Compartilhe

Atual administração de Codajás pede punição ao ex-prefeito (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Codajás, no interior do Amazonas, representada pelo prefeito Antônio Ferreira dos Santos, ingressou, na Justiça Federal do Amazonas, uma notícia crime contra o ex-prefeito, Abrahan Lincoln Dib Bastos.

O atual prefeito oferece ação de improbidade administrativa contra Abrahan ou pede a abertura de inquérito policial alegando haver indícios de crime de responsabilidade, por apropriação indébita previdenciária e/ou sonegação de contribuição previdenciária.

Entenda o motivo da notícia crime contra o ex-prefeito de Codajás

Com base no documento, a que o RealTime1 teve acesso, o ex-prefeito deixou de realizar repasses à Receita Federal das contribuições previdenciárias recolhidas em Codajás. Além disso, Abrahan teria, ainda, de acordo com a prefeitura do município, deixado de informar DCTF, repassar valores de PASEP e honrar com os parcelamentos ajustados.

A justificativa do atual prefeito em apresentar notícia-crime contra o ex-gestor ocorre em razão da atual gestão não conseguir celebrar novos ajustes e receber recursos de transferências voluntárias do Governo Federal e Estadual.

Abrahan Lincoln teve as contas de 2014 julgadas irregulares pelo TCE

Em março de 2018, as contas da Prefeitura de Codajás, referentes ao exercício de 2014, foram julgadas irregulares por unanimidade entre conselheiros da Corte de Contas, que seguiram o voto-condutor do conselheiro Júlio Pinheiro. Entre multas, glosas e alcances, o responsável pelo órgão, prefeito Abrahan Lincoln Dib Bastos, terá de devolver aos cofres públicos R$ 13,1 mil.

Entre as irregularidades que resultaram na multa, estão falhas no controle interno do órgão que geraram atrasos no encaminhamento do Relatório de Gestão Fiscal do 2º semestre de 2014; atraso no encaminhamento dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária do 6º bimestre de 2014, além de irregularidades não sanadas que configuram grave infração à norma legal e regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.

Ex-prefeito já teve o mandato cassado

Em maio de 2015, Abraham teve o mandato cassado por compra de votos e abuso de poder econômico nas Eleições de 2012. No entanto, pouco mais de um ano e dois meses depois, em julho de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anulou a decisão, por falta de intimação da defesa do prefeito.

Abrahan Lincoln não foi localizado para esclarecer sobre a denúncia

A reportagem teve acesso a um número de telefone, com final 2207, que seria do ex-prefeito. No entanto, as ligações telefônicas e as mensagens pelo aplicativo WhatsApp não foram respondidas. O espaço fica à disposição do ex-prefeito para esclarecimentos.

Confira o documento onde constam as informações sobre a notícia crime:

Da Redação do RealTime1

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

David pede, Bolsonaro dá: Manaus vai receber R$ 1,2 bilhão do Governo Federal

Prefeito de Manaus, David Almeida falou com o RealTime1 ao sair do encontro com o presidente no qual apresentou uma lista de projetos prioritários para a cidade.

29 de novembro de 2021

Sindicalistas dizem que Alckmin fez acenos a uma chapa com Lula

O ex-governador de São Paulo elogiou o ex-presidente Lula pela capacidade de articulação e defendeu uma união para sair da crise.

29 de novembro de 2021

De saída do PL, Marcelo fala em ‘situação insustentável’ com Bolsonaro na sigla

Amanhã (30), acontece a filiação do presidente no partido em que está Marcelo Ramos. A expectativa é de que, neste dia, o parlamentar entregue sua carta de desfiliação.

29 de novembro de 2021

Governador condiciona realização do Carnaval 2022 à situação da Covid

Wilson Lima afirmou que está discutindo a realização de grandes eventos com aglomerações, como o Carnaval, com os órgãos de saúde observando o cenário da pandemia.

29 de novembro de 2021

Vereadores aprovam criação do Dia do Obreiro da Igreja Universal

A proposta de lei aprovada é de autoria do vereador Márcio Tavares, que é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Comemoração será no primeiro domingo de julho.

29 de novembro de 2021

Wilson Lima garante que vai buscar solução para atividade garimpeira

Governador disse que está tentando viabilizar uma alternativa para legalização dessa atividade que poderia garantir benefícios diretos para o estado através de impostos.

29 de novembro de 2021

Câmara de Manaus discute possibilidade de cancelar festa de Réveillon

O surgimento da variante Ômicron preocupou os vereadores que começaram a debater os riscos da realização do Réveillon na Ponta Negra, além do Carnaval no ano que vem.

29 de novembro de 2021

Garimpeiros recebem ajuda para voltar às cidades de Borba e Manicoré

Segundo a Prefeitura de Autazes, cerca de 70 pessoas - que ficaram isoladas no município após destruição das balsas - recebem ajuda material e para o retorno ao lar.

29 de novembro de 2021