Na cerimônia de lançamento do programa “Educa+ Amazonas”, quando o Governo do Estado lançou 13 projetos que pretendem revolucionar o processo de ensino e aprendizagem...
Na cerimônia de lançamento do programa “Educa+ Amazonas”, quando o Governo do Estado lançou 13 projetos que pretendem revolucionar o processo de ensino e aprendizagem no Estado, um dos momentos mais importantes foi a assinatura do pacto pela educação, em que prefeitos das mais diversas regiões do interior do Amazonas firmaram um compromisso com o Governo do Estado pela implantação e cumprimento dos projetos lançados na ocasião. O governador Wilson Lima (PSC) ressaltou que, com os projetos, estão cumpridos 80% dos compromissos que foram assumidos em 2018 na proposta de governo entregue à Justiça Eleitoral.
___
A audiência presente no Centro de Convenções Vasco Vasques, aliás, tinha muito mais autoridades do que os prefeitos envolvidos diretamente no pacto. O número de deputados estaduais, por exemplo, foi suficiente para que o deputado Dr. Gomes (PSC) comentasse: “Metade dos deputados está aqui. Já tem quórum para aprovar todos esses projetos, governador”, disse. O irônico é que no plenário da Assembleia, mesmo em sessões híbridas, o esforço é enorme para obter o quórum necessário para a aprovação de projetos.
___
Além dos prefeitos e deputados estaduais, vereadores e secretários do Estado e do município também estavam presentes na cerimônia de lançamento do “Educa+ Amazonas”. A presença maciça de autoridades foi uma amostra do prestígio que a administração do executivo estadual tem junto à classe política.
___
Durante seu pronunciamento na cerimônia de lançamento do programa “Educa+ Amazonas”, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, fez questão de elogiar seu colega, o secretário estadual de Educação, Luís Fabian. “Este extraordinário secretário que o Amazonas tem”, disse Pauderney. A deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) também elogiou Luís Fabian que, segundo ela, é “esforçado e responsável”.
___
A Prefeitura de Manaus informou que negou o reajuste tarifário ordinário solicitado pela concessionária Águas de Manaus. Em nota, reportou que o prefeito David Almeida recebeu com indignação a publicação do reajuste por parte da empresa e já determinou à Procuradoria Geral do Município (PGM) a judicialização do pleito. A prefeitura considerou a medida inapropriada para o momento, em decorrência dos reflexos da pandemia da Covid-19.
___
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, postou em uma rede social que o governo quer fazer da BR-319 a maior referência em governança ambiental. “Não é só discurso. Sabemos o que fazer”, postou o ministro, ao informar que, junto ao Ibama, lançou edital para o plantio de mais de 120 mil mudas ao longo da rodovia, hidro-semeadura em 1 milhão de metros quadrados e construção de diques. “Vamos mostrar ao mundo que é plenamente possível alinhar infra com sustentabilidade”, afirma a postagem.
___
O que o ministro Tarcísio de Freitas esqueceu de dizer é que na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, só há previsão orçamentária para o asfaltamento de 20 quilômetros dos quase 900 de extensão da BR-319. Ainda assim, o ministro afirma que a repavimentação do Lote C será iniciada ainda neste ano e que está aguardando o licenciamento para o Trecho do Meio.
___
Terceira mobilização de vacinação com horário estendido na capital, a campanha “Vacina Amazonas” ultrapassou a marca de 74 mil doses nos dois dias da ação para vacinar a população a partir de 18 anos, com horário ampliado das 9h à 0h em três pontos coordenados pelo Governo do Estado. Foram, em média, 2,46 mil pessoas vacinadas por hora. Segundo o governador Wilson Lima (PSC), a meta era vacinar 60 mil pessoas e, portanto, foi ultrapassada em mais de dez mil doses. Os municípios de Caapiranga e Beruri recebem o mutirão neste fim de semana.
___
Em ação voluntária, fisioterapeutas da Policlínica Codajás realizaram, pela segunda vez, cuidados e massagens (terapia manual) em vacinadores e servidores que participaram do mutirão “Vacina Amazonas” nesta quinta-feira (22). Cerca de 200 profissionais receberam ações de saúde que incluíram quiropraxia, acupuntura sobre pressão e massagens relaxantes.