fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Érico Desterro assume presidência do TCE-AM para biênio 2022/2023

O conselheiro volta ao comando dez anos após sua primeira gestão como presidente tendo como principal meta aplicar os avanços tecnológicos no controle dos gastos públicos.

21 de dezembro de 2021

Compartilhe

Érico Desterro substitui o conselheiro Mário de Mello que diz sair com sentimento de "gratidão e dever cumprido" (Foto: JOão Onety/RealTime1)

Na manhã desta terça-feira (21), o conselheiro Érico Desterro foi empossado como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2022-2023. Esta é a segunda vez que Desterro ocupa o cargo.

Na mesma ocasião, a conselheira Yara Lins tomou posse como vice-presidente da Corte de Contas.

Na cerimônia estavam presentes autoridades do Judiciário, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, desembargadores, promotores, além de membros do legislativo municipal e estadual, como o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto cidade (PV). O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito David Almeida (Avante) também participaram da solenidade.

Desterro, que fica à frente do órgão pela segunda vez, porque já presidiu o Tribunal no biênio 2012-2013, ingressou no TCE-AM como membro do Ministério Público, na condição de procurador, em 1999 e, desde 2006, passou a integrar o quadro de conselheiro.

Ele já foi já foi corregedor, vice-presidente e já esteve à frente da Escola de Contas Públicas. Até o final deste ano, Érico Desterro ocupava o cargo de ouvidor-geral do TCE.

“Pra mim é uma felicidade muito grande voltar à presidência. A mudança tecnológica dessa década foi extremamente rápida e eu tenho um desafio a enfrentar, que é gerir um tribunal bem diferente daquele que eu deixei há dez anos e espero atender às expectativas gerais”, disse Desterro, destacando que sua principal meta é aplicar tal tecnologia para o cumprimento da principal ação do órgão: fiscalizar os gastos públicos.

“Nós temos que fazer com que toda essa tecnologia seja usada no controle externo. Ou seja, no controle das administração pública, dos gastos. Nós precisamos apropriar essa tecnologia em prol do Tribunal de Contas”, completou.

A eleição que colocou Desterro na presidência, realizada no dia 16 de novembro, elegeu também o conselheiro Ari Moutinho Júnior como corregedor, Josué Neto como ouvidor e o atual presidente do órgão, Mário de Mello, que irá comandar a Escola de Contas Públicas do TCE.

Mário de Mello fala em superação e revolução

O presidente Mário de Mello, que encerra sua gestão este ano, destacou que apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, houve superação dos servidores e muitos avanços para o órgão de controle.

“Assumimos à presidência em circunstâncias calamitosas, mas seguir em frente foi nossa bandeira e eu considero isso meu maior legado. Conseguimos, com o esforço de todos, revolucionar o Tribunal de Contas, o reinventamos no contexto cibernético. Eu saio com sentimento de dever cumprido. Duas palavras nesse momento me definem: gratidão e dever cumprido”, destacou Mário de Mello.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Ministério prorroga por 30 dias custeio de leitos de UTI para Covid-19

O Ministério informou que a prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

23 de janeiro de 2022

Projeto amplia participação popular no enfrentamento a queimadas

Texto altera o Código Florestal para que a gestão da Política Nacional de Manejo e Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais seja participativa.

23 de janeiro de 2022

Wilson Lima destaca apoio do Governo Federal para enfrentar pandemia

No Sambódromo em Manaus, Wilson Lima participou, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, da mobilização de ações contra a Covid-19 realizada pelo Ministério da Saúde.

23 de janeiro de 2022

Governo publica regulamento para transporte hidroviário intermunicipal

Regulamento referente à Lei Estadual 5.604, de setembro de 2021, foi elaborado pela Agência Reguladora com base em contribuições de parlamentares da Assembleia Legislativa.

23 de janeiro de 2022

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022