fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

‘Disputa pelo Governo não tem favorito e jogo está amplamente aberto’

A análise é do CEO da Perspectiva Mercado e Opinião, Durango Duarte, que divulgou uma pesquisa sobre o cenário eleitoral para 2022, ouvindo mais de três mil eleitores do AM.

27 de dezembro de 2021

Compartilhe

Jogo entre Amazonino, Braga e Wilson está aberto para as eleições de 2022 (Foto: Reprodução)

“Não há favorito!”.

É com essa afirmação que o CEO da empresa Perspectiva, Mercado e Opinião, pesquisador Durango Duarte, avalia, hoje, a disputa pelo comando do Governo do Amazonas. Na tarde desta segunda-feira (27), horas após ter divulgado a décima pesquisa do ano do instituto, Durango fez uma live (caso queira, assista aqui) para analisar os resultados apontados no estudo.

A afirmação está amparada na brusca queda do índice de rejeição do governador Wilson Lima (PSC) que, na pesquisa divulgada hoje, é de 42,4%, quando há pouco mais de seis meses, estava em mais de 72%.

“Não há na política amazonense um caso onde o governador consegue despencar sua rejeição de maneira tão agressiva. Ainda não dá condição de favorito, mas lhe dá competitividade”, garante Durango.

Mola propulsora

O pesquisador fez questão de ressaltar que durante os dias da pesquisa, realizada entre 14 e 22 de dezembro, o efeito da aplicação do Fundeb ainda não havia sido captado pelos contemplados.

Segundo Durango, é bem possível que no próximo levantamento, os números de Wilson subam ainda mais devido à aplicação do recurso.

Outro ponto que deve ser bem avaliado pelos eleitores, é a parceria com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e os inúmeros convênios firmados com as administrações do interior.

Fênix

“Em política vale tudo, menos perder. É um acordo operacional que vai dar efeito. Aliás, já está dando”, disse o CEO da Perspectiva. “Hoje, o governador tem uma agenda de 18h de trabalho, algo que não teve nos primeiros 30 meses de gestão. Ele [Wilson Lima], como uma fênix, consegue se reposicionar”, compara Durango.

Na pesquisa da Perspectiva, Wilson – que é natural pré-candidato à reeleição – aparece na terceira colocação na disputa ao cargo de governador. Acesse a pesquisa AQUI.

Antes dele, na primeira e segunda colocação, aparecem os ex-governadores Amazonino Mendes (sem partido) e Eduardo Braga (MDB), respecitvamente.

Ampliando o leque da análise, Durango destacou ainda que, no interior do Estado, a disputa ficará entre Wilson e Braga.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Sindicato diz que MP-AM coloca servidores em risco de infecção por covid-19

Entidade que representa servidores do MP pede para que o órgão reconsidere a decisão de revezamento do trabalho. Servidores do grupo de risco foram colocados no revezamento.

16 de janeiro de 2022

Militares ensaiam retorno a posição mais discreta depois de fiasco no governo Bolsonaro

Desde o início a posse do presidente Bolsonaro, militares das três forças embarcaram no governo do ex-capitão expulso do Exército baseados na alta avaliação da população.

16 de janeiro de 2022

Ministros do STF atuam na disputa por indicação de vagas do STJ

Gilmar, Fux, Toffoli e Nunes Marques apoiam postulantes às duas cadeiras que serão preenchidas no Superior Tribunal. O STJ está há um ano com menos dois ministros.

16 de janeiro de 2022

Bolsonaro fala com donos de pousada interditada por não se vacinarem

Proprietários de pousada em Fernando de Noronha (PE) haviam se recusado a tomar vacina. Bolsonaro criticou decisão do governador pernambucano Paulo Câmara (PSB).

16 de janeiro de 2022

Bolsonarista Luciano Hang recupera conta no Twitter após 3 dias suspenso

Hang foi suspenso do Twitter nesta quarta-feira (12) por compartilhar fake news. A assessoria do empresário argumentou que a decisão viola a liberdade de expressão dele.

16 de janeiro de 2022

Capitã Cloroquina é condenada a pagar R$ 10 mil em ação contra Aziz

Capitã Cloroquina alegou no processo “demonstração de misoginia” em críticas feitas pelo senador Omar Aziz em entrevistas à imprensa. O senador alegou imunidade parlamentar.

16 de janeiro de 2022

TV RealTime1 promove série de entrevistas para explicar regras eleitorais

A minireforma eleitoral, aprovada em 2021, trouxe dúvidas para candidatos e eleitores e, por isso, a TV RealTime1 fará três programas especiais sobre o tema nesta semana.

16 de janeiro de 2022

Érico Desterro diz que Tribunal de Contas tem autonomia para analisar gastos da ALE-AM

Érico Desterro preside pela segunda vez o Tribunal de Contas do Amazonas. Na avaliação dele, o Tribunal de Contas é totalmente independente apesar de orçamento compartilhado.

15 de janeiro de 2022