O deputado estuadal Wilker Barreto afirmou que, caso a CPI da Saúde seja prorrogada, vai pedir afastamento da Comissão por conta das eleições municipais.
Foto: Divulgação
A indicação do deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) à vaga de Wilker Barreto (Podemos) nas investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, foi a comprovação, para muitos cientistas políticos, de que a CPI tem finalidades eleitoreiras.
Dermilson confirmou ao ReaTime1, nesta sexta-feira (18), que deve assumir o lugar de Wilker no colegiado da Comissão, caso as investigações sejam prorrogadas por mais 60 dias.
Wilker é candidato a vice-prefeito de Manaus na chapa do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) e assim como Dermilson, é um ferrenho opositor ao Governo Wilson Lima (PSC), na Assembleia Legislativa.
Segundo o cientista político, Helso Ribeiro, há uma tradição no poder legislativo de fazer com que as CPI’s sejam utilizadas com fins eleitoreiros.
“Em ano de eleição, ou para prefeito ou governador, alguns deputados tentam conseguir assinaturas para averiguar o trabalho que eles deveriam ter feito há muito tempo”, disse o cientista.
Helso Ribeiro também disse ao RealTime1 que as CPI’s podem resultar em “pizza”, tendo em vista que após as conclusões dos membros da Comissão, as informações são encaminhadas ao Ministério Público do Estado (MP-AM) o qual, efetivamente, pode realizar ações contra os possíveis condenados pelos colegiados.
“Boa parte dos deputados fazem uma oposição ferrenha ao governador Wilson Lima. E a CPI pode ser direcionada nesse sentido. Uma oposição ao Wilson Lima e talvez um alívio a outros governos com os quais alguns deputados tiveram uma ligação”, disse.
Caso o requerimento que pede a prorrogação dos trabalhos seja aprovado pelos parlamentares, as investigações da CPI da Saúde, previstas para encerrarem no dia 28 de setembro, vão se estender até o dia 28 de novembro.
De acordo com deputado estadual Delegado Péricles (PSL), presidente da Comissão, o próximo da lista de suplência para substituir Wilker Barreto, seria o deputado Felipe Souza (Patriota). O deputado Felipe, porém, abriu mão da vaga.
Péricles acrescentou que a equipe técnica da CPI aguarda formalização para, a partir daí, caso seja necessário, dar o posto ao deputado Dermilson Chagas.
Reportagem: Izaías Godinho
Leia Mais: