fbpx

segunda, 25 de janeiro de 2021

Dermilson vai ficar no lugar de Wilker Barreto na CPI da Saúde

O deputado estuadal Wilker Barreto afirmou que, caso a CPI da Saúde seja prorrogada, vai pedir afastamento da Comissão por conta das eleições municipais.

18 de setembro de 2020

Compartilhe

Foto: Divulgação

A indicação do deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) à vaga de Wilker Barreto (Podemos) nas investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, foi a comprovação, para muitos cientistas políticos, de que a CPI tem finalidades eleitoreiras.

Dermilson confirmou ao ReaTime1, nesta sexta-feira (18), que deve assumir o lugar de Wilker no colegiado da Comissão, caso as investigações sejam prorrogadas por mais 60 dias.

Wilker é candidato a vice-prefeito de Manaus na chapa do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) e assim como Dermilson, é um ferrenho opositor ao Governo Wilson Lima (PSC), na Assembleia Legislativa.

Segundo o cientista político, Helso Ribeiro, há uma tradição no poder legislativo de fazer com que as CPI’s sejam utilizadas com fins eleitoreiros.

“Em ano de eleição, ou para prefeito ou governador, alguns deputados tentam conseguir assinaturas para averiguar o trabalho que eles deveriam ter feito há muito tempo”, disse o cientista.

Helso Ribeiro também disse ao RealTime1 que as CPI’s podem resultar em “pizza”, tendo em vista que após as conclusões dos membros da Comissão, as informações são encaminhadas ao Ministério Público do Estado (MP-AM) o qual, efetivamente, pode realizar ações contra os possíveis condenados pelos colegiados.

“Boa parte dos deputados fazem uma oposição ferrenha ao governador Wilson Lima. E a CPI pode ser direcionada nesse sentido. Uma oposição ao Wilson Lima e talvez um alívio a outros governos com os quais alguns deputados tiveram uma ligação”, disse.

Prorrogação

Caso o requerimento que pede a prorrogação dos trabalhos seja aprovado pelos parlamentares, as investigações da CPI da Saúde, previstas para encerrarem no dia 28 de setembro, vão se estender até o dia 28 de novembro.

De acordo com deputado estadual Delegado Péricles (PSL), presidente da Comissão, o próximo da lista de suplência para substituir Wilker Barreto, seria o deputado Felipe Souza (Patriota). O deputado Felipe, porém, abriu mão da vaga.

Péricles acrescentou que a equipe técnica da CPI aguarda formalização para, a partir daí, caso seja necessário, dar o posto ao deputado Dermilson Chagas.

Reportagem: Izaías Godinho

Leia Mais:

Veja mais notícias

Manifesto na internet quer viabilizar auxilio de R$ 500 no Amazonas

De acordo com os organizadores, as assinaturas são fundamentais para que esta proposta possa ser apresentada para a Câmara Municipal de Manaus e para a Assembleia Legislativa

25 de janeiro de 2021

Em Manaus, Pazuello pede reforço aos atendimentos na Atenção Básica

A recomendação foi feita ao prefeito David Almeida, durante reunião do Comitê de Crise – Controle de Operações Especiais (COE), na manhã desta segunda-feira (25).

25 de janeiro de 2021

Deputado quer investigação de preços abusivos na venda de oxigênio

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o aumento sem justa causa de preços constitui em prática abusiva. Tal ação é expressamente proibida, conforme art.39 do CDC.

25 de janeiro de 2021

Idosos do Doutor Thomas recebem 1ª dose da Coronavac nesta terça

Ao todo, entre idosos e profissionais de saúde que atuam na Fundação, 346 devem receber a primeira dose da Coronavac. Vacinação em drive-thru não tem data para iniciar.

25 de janeiro de 2021

TCE-AM dá 72h para Prefeitura justificar falhas na lista de vacinados

Os técnicos da Corte de Contas identificaram dezenas de nomes repetidos e centenas de CPF´s inexistente ou errados, além da falta de especificações de cargos e lotações.

25 de janeiro de 2021

Cartórios ganham na Justiça direito de permanecer abertos no AM

Decreto estadual limitou a abertura dos cartórios apenas para serviços de registro de nascimento e óbito. Juiz atendeu pedido da Anoreg e derrubou a restrição.

25 de janeiro de 2021

Por vacinação indevida, SES-AM exonera diretora do HPS da Criança da ZL

Apuração da pasta identificou que foi a servidora que incluiu, indevidamente, um servidor da Casa Civil na lista de trabalhadores de saúde que deveriam ser vacinados.

25 de janeiro de 2021

Wilson Lima manda demitir motorista que furou fila da Coronavac

O funcionário que tem cargo de assessor técnico consta na lista de vacinados. Governador disse que não compactuará com esse tipo de conduta e determinou que seja exonerado.

25 de janeiro de 2021