David Almeida suspendeu por 30 dias a concessão de permissão e licenças para eventos de qualquer natureza. A decisão não proibiu eventos esportivos que serão analisados.
Imagens de pacientes enfileirados com suspeita de contaminação de por covid-19 chamaram a atenção no primeiro dia de funcionamento do novo posto (Foto: Divulgação/Jefferson Ramos)
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) suspendeu por 30 dias a concessão de licenças e autorizações municipais para a realização de eventos de qualquer natureza. O despacho com a decisão foi publicado na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial de Manaus.
Entretanto, os eventos esportivos com cobrança de ingresso ao público serão objeto de regulamentação específica. A suspensão ocorre após o Estado bater recordes diário de registro de novos casos de Covid-19 alavancado pela variante Ômicron.
Nesta quarta-feira (19), 7.505 casos de covid-19 foram registrados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). No início da semana, a Prefeitura de Manaus inaugurou o segundo teste de testagem, no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Imagens de pacientes enfileirados com suspeita de contaminação de por Covid-19 chamaram a atenção no primeiro dia de funcionamento do novo posto. As mesmas imagens também já foram vistas no primeiro ponto de testagem, montado no Centro de Convenções Studio 5.
Durante a entrega do ponto de testagem do Vasco Vasques, uma repórter questionou o prefeito David Almeida sobre os pacientes com suspeita de covid aglomerados em busca de testagem.
David Almeida respondeu de forma agressiva que a limitação de público é apenas para festas, destacando que “crime seria ficar na fila em mesa de bar” e “ir para pagodes”. O prefeito ainda mandou a repórter fazer o mesmo questionamento nas baladas.
A declaração do prefeito gerou repulsa da Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (Asseeam). A associação disse que diversos estabelecimento seguiram os protocolos de segurança contra a Covid-19, inclusive nos eventos realizados no período em que o decreto passou a permitir.
Com a declaração de David Almeida, atacando de forma indireta quem atua no entretenimento, empresários do setor pedem que o prefeito façam uma retratação.
Texto: Jefferson Ramos
Leia mais: