fbpx

terça, 24 de maio de 2022

David Reis inicia último ano na presidência da CMM com baixa produção

De acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), até esta sexta-feira (13), o vereador não tinha apresentado nenhum projeto de lei, requerimento ou indicação.

13 de maio de 2022

Compartilhe

Todos os PLs apresentados viraram leis. Todavia, na prática, os projetos de lei apresentados por Reis tiveram pouca serventia para os cidadãos de Manaus (Foto: Divulgação)

Prestes a finalizar o segundo ano no comando da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador David Reis (Avante) passou em branco os quatro primeiros meses deste ano e ainda não apresentou nenhum Projeto de Lei (PL) à Casa.

De acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da CMM, até esta sexta-feira (13), a única produção legislativa do vereador é a apresentação de quatro moções que parabenizam ou prestam solidariedade pelo falecimento de figuras públicas locais.

Até mesmo indicações e requerimentos não foram apresentados pelo parlamentar até o momento.

Questionado por meio de aplicativo de mensagens sobre a falta de produtividade ou, quem sabe, sobre uma suposta desatualização do site oficial da CMM, o presidente não respondeu ao RealTime1. Ao invés disso, encaminhou um banner da Escola do Legislativo, informando que estão com inscrições abertas para 74 cursos até 31 de maio.

Após ser cobrado novamente por um posicionamento, o vereador, agora por meio de chamada telefônica, disse que não iria responder ao questionamento e ofereceu uma entrevista em seu gabinete na segunda-feira (16), se dispondo a dar detalhes da produção do mandato.

PLs sem ‘serventia direta’ ao cidadão

Ano passado, David Reis trabalhou mais. Só de requerimentos, ele protocolou 43, além de cinco projetos de lei e um projeto que muda a Lei Orgânica de Manaus.

Todos os PLs apresentados viraram leis. Todavia, na prática, os projetos de lei apresentados por Reis tiveram pouca serventia para os cidadãos de Manaus. Dos cinco projetos que o plenário da CMM transformou em lei, três deles nomeiam e trocam nomes de praças públicas.

Em um desses projetos, David Reis gerou polêmica ao propor que a praça conhecida como Nestor Nascimento, advogado e fundador do Movimento Alma Negra (Moam) mudasse para Oscarino Peteleco, popular ventríloquo do boneco Peteleco, que morreu em 2018.

Depois de reações de moradores do bairro Praça 14, onde a praça fica localizada, David Reis (Avante), decidiu recuar e retirar a proposta de mudança do nome da praça.  Para desfazer o mal-estar, o vereador teve que apresentar um novo projeto oficializando o nome de Nestor Nascimento no espaço público.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Semmas defende educação ambiental para combater lixo em igarapés

Secretaria tem a menor previsão orçamentária para 2022 e qualquer implementação de política pública neste sentido pode ser afetada pela falta de recursos.

24 de maio de 2022

CPI da Amazonas Energia terá relatório final entregue até 30 de maio

O presidente da CPI, Sinésio Campos, destacou o trabalho de fiscalização dos medidores de energia que localizou diversos equipamentos com defeito prejudicando os clientes.

24 de maio de 2022

‘A responsabilidade é sua’, diz líder de caminhoneiros a Bolsonaro em vídeo

Wallace Landim, o "Chorão", um dos principais líderes da greve de 2018, cobrou atitude de Bolsonaro: "chame a responsabilidade, porque senão esse país vai estar parado".

24 de maio de 2022

Wilson afirma que luta continua para reverter danos à Zona Franca de Manaus

Antes de ingressar com ações no STF contra decretos federais, Wilson reuniu com Bolsonaro, e o presidenteu não cumpriu a promessa de rever os danos à Zona Franca de Manaus.

24 de maio de 2022

‘Próximo passo é trabalhar para termos ônibus a gás’, diz Wilson

Durante evento que anunciou a compra de ônibus elétricos na Prefeitura de Manaus, o governador afirmou que ter ônibus movidos a gás na capital é algo iminente.

24 de maio de 2022

AGU deveria ter aula de Geografia após ação contra ZFM, diz Serafim

Advogado-geral, Bruno Bianco Leal disse que grande distância não mais se apresenta como fator capaz de inibir o desenvolvimento econômico social da região

24 de maio de 2022

Shádia Fraxe deve substituir Fernanda Aryel na chapa federal do Avante

Aryel teria optado por recuar da disputa deste ano para priorizar projetos pessoais. Ela cursa Medicina. A decisão de deve aliviar a situação de pré-candidatos do Avante.

24 de maio de 2022

Lula diz que é ‘crime’ atentar contra a Zona Franca de Manaus

O ex-presidente disse que o Amazonas não pode ser prejudicado por interesses dos estados que têm mais vantagens de infraestrutura e mão-de-obra qualificada.

24 de maio de 2022