Republicanos, PSC, União Brasil e Patriota seguem logo atrás do Avante com as maiores bancadas de vereadores na Câmara Municipal de Manaus. Janela partidária encerrou dia 2.
O prefeito vai lançar a segunda maior chapa para disputar ao cargo de deputado federal e estadual, filiou mais três vereadores (Foto: Divulgação)
Com o vai e vem da janela partidária que encerrou nesta sexta-feira (2), o partido do prefeito David Almeida (Avante) se tornou a sigla com mais vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O prefeito, que vai lançar a segunda maior chapa para disputar cargos de deputado federal e estadual, filiou mais dois vereadores ao Avante chegando a ter seis parlamentares na Casa. Antes, a sigla contava com quatro vereadores.
Entre os novos filiados estão o líder da prefeitura na CMM, o vereador Marcelo Serafim, que trocou o PSB presidido pelo pai dele, o deputado estadual Serafim Corrêa e o vereador Marcel Alexandre, que estava sem partido desde o ano passado.
Logo atrás vem o Republicanos, braço partidário da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), comandado no Amazonas pelo deputado federal Silas Câmara. O partido tinha três vereadores e com a filiação do vereador Rodrigo Guedes (ex-PSC), o número subiu para quatro.
O União Brasil do governador Wilson Lima, que lançou a maior chapa para a disputa de cargos proporcionais nestas eleições, oriundo da função entre PSL e Democratas, manteve os três vereadores das duas siglas.
PSC e Patriotas somam seis vereadores. No caso do PSC, a sigla perdeu para o Republicanos, o vereador de oposição Rodrigo Guedes.
O PTB conseguiu manter na sigla os três vereadores que elegeu em 2020.
Já o PTB, que antes do início do prazo da janela partidária tinha dois vereadores, perdeu o vereador Jander Lobato que migrou para o PSB nos instantes finais da janela de migração, o que fez com que a sigla não ficasse sem representatividade na CMM.
A janela partidária deixou a esquerda no mesmo patamar. Os dois partidos esquerdistas da CMM, PT e PSB, tem um vereador cada.
Texto: Jefferson Ramos
Leia Mais: