fbpx

terça, 15 de junho de 2021

David busca alternativas sustentáveis para aterro sanitário de Manaus

O prefeito revelou que já existem duas propostas com algumas empresas para que possam entrar no aterro, fazer a exploração e retornar para a prefeitura.

10 de junho de 2021

Compartilhe

Prefeito destacou que haveria redução no custo de energia da prefeitura (Foto: Divulgação)

O prefeito David Almeida (Avante) esteve na manhã desta quinta-feira (10), no Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos de Manaus, no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital, onde participou de uma reunião em busca de alternativas sustentáveis ao local, com propostas de geração de renda para a população e economia ao município.

“Queremos fazer esse aterro gerar renda por meio do biogás. Nós já temos duas propostas com algumas empresas, para que possam entrar no aterro, fazer a exploração e retornar para a prefeitura, no caso na redução da nossa conta de energia na ordem de R$ 2 milhões por mês”, explicou David.

Participaram da reunião, onde foram apresentadas a estrutura e necessidades do local, deputados da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e representantes da gestão municipal e estadual, trabalhando de forma integrada na proposição de projetos, que buscam dar destinação correta aos resíduos e ainda gerar mais emprego, renda e economia aos cofres públicos.

“Nós estamos buscando caminhos, encontrando soluções, para que seja resolvido o problema de vida útil do local, estimado em quatro anos. Nós temos diferentes alternativas, em conjunto com os órgãos ambientais do município e do Estado, para que quando nós tenhamos a solução, possamos apresentar à população”, afirmou o prefeito.

Conscientização ambiental

David ainda enfatizou as ações da prefeitura, para conscientização da população manauara a respeito da coleta e destinação de resíduos. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) trabalha diariamente retirando, em média, cerca de 27 toneladas de lixo dos igarapés, e em 60 quilômetros da orla da cidade.

“Nós queremos fazer uma conscientização ambiental, para que a população em geral não jogue lixo nos nossos rios e igarapés e possamos preservar o nosso meio ambiente”, concluiu Almeida.

O titular da Semulsp, Sabá Reis, destacou a importância em se buscar melhores alternativas para esse desafio que se aproxima.

“Aqui é a destinação final de todo lixo coletado na cidade de Manaus, hoje estamos aqui juntamente com a Comissão da Aleam, presidida pelo deputado Sinésio Campos, visitando o aterro. A preocupação deles é que o aterro tem um período de vida útil, estimado entre 2024 e 2025”, explicou Reis.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Braga ‘esquece’ que defendeu abertura do comércio em dezembro

Crítico da gestão de Wilson Lima (PSC) e em busca da cadeira de governo do Estado, o senador Eduardo Braga (MDB) chegou a afirmar que não era "hora de fechar o comércio".

15 de junho de 2021

Para comprometer Wilson, Braga flerta com governistas na CPI da Covid

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

15 de junho de 2021

Governo Federal não atendeu as demandas do Amazonas, diz ex-secretário

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito, ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo considerou que socorro a Manaus não foi o adequado e nem o esperado.

15 de junho de 2021

Marcelo Serafim pede que FVS-AM inclua grupo de 12 a 17 anos na vacinação

Órgão de vigilância em saúde explicou que é responsável pela distribuição das vacinas contra Covid no Estado e que é o Ministério da Saúde quem define os grupos prioritários.

15 de junho de 2021

Mayra recomendou tratamento precoce em Manaus, diz Campêlo à CPI

Apesar da recomendação, o ex-secretário informou à CPI da Covid que o governo jamais usou essa estratégia para conter o avanço da doença e a explosão de casos em Manaus.

15 de junho de 2021

Versão reforçada: crise de oxigênio em Manaus durou apenas 2 dias

Tese defendida pelo ex-ministro Eduardo Pazuello e pelo ex-secretário-executivo Élcio Franco sobre o desabastecimento de oxigênio em Manaus foi repetida por Marcellus.

15 de junho de 2021

Nunes Marques suspende quebra de sigilo de Élcio Franco na CPI

Nunes Marques suspendeu quebra de sigilo do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco e de Helio Angotti, secretário de Ciência e Tecnologia da pasta.

15 de junho de 2021

Processo de Waldívia Alencar, ex-Seinfra, e mais 31, serão julgados no TCE

Entre as contas a serem apreciadas pelo Tribunal de Contas, também está a do ex-diretor da Suhab, Diego Afonso, referente ao exercício no ano de 2018.

15 de junho de 2021