fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Corrupção colaborou para o caos no sistema de saúde, diz Queiroga

O ministro, Marcelo Queiroga, disse que o desvio de recursos federais para estados e municípios pode ter colaborado para o colapso, mas MS não tem investigações.

6 de maio de 2021

Compartilhe

Ministro da Saúde já está há mais de quatro horas prestando depoimento na CPI da Covid do Senado (Foto: Reprodução)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quinta-feira (6), que os desvios de recursos federais para estados e municípios podem ter prejudicado o combate à pandemia no país.

De acordo com o ministro, é preciso melhorar as instituições de controle brasileira, mas ele disse desconhecer se há investigações contra os outros entres da federação em curso no Ministério da Saúde.

“A única recomendação que eu recebi do presidente Bolsonaro foi para que eu cuidasse dos recursos públicos do MS, para que fossem investidos em políticas públicas capazes de resolver esse cenário pandêmico”, indicou ele em resposta ao senador Ciro Nogueira (PP-PI).

O ministro reiterou que a priorização de grupos fora do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelos governos estaduais e municipais gera uma desarmonia entre o pacto nacional tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS) e atrapalha o andamento do planejamento nacional.

“A responsabilidade do MS é disponibilizar essas doses de vacina no mais curto espaço de tempo para atender essas prioridades”, destacou o ministro sobre a função da pasta.

Embora não tenha se posicionado sobre o uso da cloroquina, Queiroga respondeu às perguntas sobre o Rendesivir. Com um sacarmo velado, Renan Calheiros (MDB-AL) disse que depois das resposta do senador Ciro Nogueira, o ministro começou a fazer juízo de valor.

Eduardo Girão (Podemos-CE), por sua vez, usou estudos não revisados por pares para justificar o uso da cloroquina e Queiroga concordou que há outras correntes médicas que defendem a prescrição, mas não quis se posicionar contra ou a favor do medicamento pois irá aguardar o protocolo clínico dos técnicos do MS.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Especialistas em Saúde são contrários, mas Alemão quer comércio 100% aberto

Empresário e parlamentar, William Alemão afirma que maioria das pessoas dos grupos de risco para a Covid-19 está imunizada e que cenário é ideal para flexibilizar medidas.

25 de junho de 2021

Agenda antiambiental de Bolsonaro pode prejudicar Zona Franca de Manaus

A transgressão de compromissos internacionais para a preservação da floresta amazônica pode acarretar boicotes a produtos brasileiros em outros países.

25 de junho de 2021

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021