O governador quer continuar recebendo o apoio do Governo Federal para que a rede pública consiga ampliar o número de leitos e, também, para adquirir insumos do kit intubação.
Foto foi compartilhada nas redes sociais do governador (Foto: Reprodução)
O governador Wilson Lima (PSC) usou suas redes sociais, no início da tarde desta quinta-feira (22), para divulgar uma imagem onde aparecia reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O encontro aconteceu em Brasília.
Na legenda da imagem, o governador do Amazonas disse ter procurado o ministro para “apresentar o plano de contingência e solicitar auxílio para o enfrentamento de uma eventual terceira onda da Covid-19 no estado”.
Wilson finaliza a publicação agradecendo a atenção dada pelo Governo Federal às demandas da administração estadual.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a principal preocupação do governador é evitar o desabastecimento de kits de intubação e outros insumos, como o oxigênio.
“Trouxemos o nosso plano de contingência para uma possível terceira onda da Covid-19. O estado do Amazonas tem sido o primeiro que tem agravado em relação ao restante do país. Assim se deu na primeira onda e, também, na segunda”, disse o governador, ressaltando que essa antecipação do planejamento é necessária em razão dos desafios logísticos impostos pela condição geográfica do Amazonas.
Ainda de acordo com a SES-AM, a informação dada pelo ministro Marcelo Queiroga é a de que já há processos de compras internacionais para a aquisição dos kits de intubação e que serão agilizadas as habilitações de novos leitos no Amazonas.
A expectativa do Governo é que uma possível terceira onda tenha um impacto menor, em relação à segunda onda, devido ao avanço da vacinação e, também, da proximidade do fim do período sazonal das síndromes respiratórias no Amazonas.
Texto: Rosianne Couto, com informações da assessoria
Leia Mais: