Comissão vai pedir providências sobre os assassinatos de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, além de apurar a omissão do poder público na segurança dos indígenas.
Comissão Externa da Câmara é coordenada pelo deputado José Ricardo (Foto: Divulgação)
Os membros da Comissão Externa da Câmara Federal estão a caminho do município de Tabatinga, no Amazonas, para iniciar as diligências e ouvir indígenas, entidades locais e órgãos públicos que atuam na defesa da região.
O grupo deve ir à Atalaia do Norte, também no Alto Solimões, onde devem acontecer audiências públicas e oitivas coordenadas pelo deputado José Ricardo (PT).
Após os procedimentos, a comissão deve propor providências sobre o caso dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, além de apurar a omissão do poder público na garantia da segurança dos povo indígenas e das populações ribeirinhas.
A líder indígena Sônia Guajajara apontou que houve negligência de órgãos como Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Polícia Federal, além do próprio governo, para fiscalizar e proteger o território e os povos indígenas.
“Esses órgãos precisam agir de forma articulada e a política de proteção tem que ser pensada de acordo com a realidade da região: extensa e de difícil acesso. O que falta é vontade política e interesse do Estado para que ações aconteçam de forma permanente”, completou.
Texto: Aldizangela Brito
Leia Mais: