fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Com investimento alemão, Wilson inaugura nova sede da Sema

A nova sede da Sema, com investimento de R$ 7,8 milhões, possui sistema de reutilização de água pluvial, que gera economia aos cofres do Estado e preza pela sustentabilidade.

18 de março de 2022

Compartilhe

Cerimônia de inauguração da nova sede da Sema (Foto: Herick Pereira/Secom)

A nova sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que conta com três andares, com 1.890 metros quadrados no total e investimento de R$ 7,8 milhões, foi inaugurada, nesta sexta-feira (18), pelo governador Wilson Lima.

A estrutura está localizada no mesmo complexo que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na avenida Mário Ypiranga, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. Participam do evento de inauguração a secretária para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Franziska Tröger, ex-secretários de Estado de Meio Ambiente e parlamentares.

Para construção da nova sede, o Governo do Amazonas recebeu recursos da Cooperação Financeira Oficial Alemanha-Brasil para execução do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical do Estado do Amazonas (Profloram), que inclui a estrutura.

Sala de Situação

Um dos espaços de destaque da nova estrutura é a Sala de Situação da Sema, que auxilia as equipes de campo no combate aos crimes ambientais, em articulação com o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Amazonas.

A sala também funciona como um centro integrado de monitoramento diário dos níveis dos rios, onde é possível fazer a previsão hidrológica e meteorológica em todo o estado.

Sustentabilidade

A nova sede da Sema possui sistema de reutilização de água pluvial, que gera economia aos cofres do Estado e preza pela sustentabilidade. Com as reservas de água de chuva, é possível abastecer os banheiros da Secretaria e realizar serviços de limpeza e jardinagem, além de garantir uma reserva de água exigida pelo Corpo de Bombeiros para risco de incêndio.

Outro aspecto sustentável do prédio é a sua arquitetura. Os setores técnicos e administrativos, por exemplo, não possuem paredes, e são rodeados por janelas amplas, o que favorece a entrada de iluminação em qualquer hora da manhã e da tarde. Desta forma, as luzes internas da estrutura não precisam estar ligadas em dias ensolarados durante o período.

“Esse é um símbolo de como as políticas públicas se constroem. E com os lançamentos que foram feitos, seja pela entrega dos CDRUs (Concessões de Direito Real de Uso), seja pelo programa Guardiões da Floresta, reforçamos essa identidade do foco nas pessoas e das pessoas que protegem a nossa floresta”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ao se referir aos lançamentos feitos ontem, durante a abertura da 12ª Reunião Anual do GCF, em Manaus

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Deputado garante que Solidariedade vai até as últimas instâncias pela ZFM

Ricardo Nicolau disse que o Solidariedade está fazendo a sua parte para defender os interesses do Estado do Amazonas e os empregos gerados pela Zona Franca de Manaus.

24 de maio de 2022

Wilson confirma Bolsonaro em Manaus, mas não sabe se vai encontrá-lo

Wilson Lima afirmou que ainda está em tratativas com a equipe do presidente para saber se haverá um encontro. Essa é a primeira vez que Bolsonaro vem ao Amazonas em 2022.

24 de maio de 2022

Semmas defende educação ambiental para combater lixo em igarapés

Secretaria tem a menor previsão orçamentária para 2022 e qualquer implementação de política pública neste sentido pode ser afetada pela falta de recursos.

24 de maio de 2022

CPI da Amazonas Energia terá relatório final entregue até 30 de maio

O presidente da CPI, Sinésio Campos, destacou o trabalho de fiscalização dos medidores de energia que localizou diversos equipamentos com defeito prejudicando os clientes.

24 de maio de 2022

‘A responsabilidade é sua’, diz líder de caminhoneiros a Bolsonaro em vídeo

Wallace Landim, o "Chorão", um dos principais líderes da greve de 2018, cobrou atitude de Bolsonaro: "chame a responsabilidade, porque senão esse país vai estar parado".

24 de maio de 2022

Wilson afirma que luta continua para reverter danos à Zona Franca de Manaus

Antes de ingressar com ações no STF contra decretos federais, Wilson reuniu com Bolsonaro, e o presidenteu não cumpriu a promessa de rever os danos à Zona Franca de Manaus.

24 de maio de 2022

‘Próximo passo é trabalhar para termos ônibus a gás’, diz Wilson

Durante evento que anunciou a compra de ônibus elétricos na Prefeitura de Manaus, o governador afirmou que ter ônibus movidos a gás na capital é algo iminente.

24 de maio de 2022

AGU deveria ter aula de Geografia após ação contra ZFM, diz Serafim

Advogado-geral, Bruno Bianco Leal disse que grande distância não mais se apresenta como fator capaz de inibir o desenvolvimento econômico social da região

24 de maio de 2022