A nova sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que conta com três andares, com 1.890 metros quadrados no total e investimento de R$ 7,8 milhões, foi inaugurada, nesta sexta-feira (18), pelo governador Wilson Lima.
A estrutura está localizada no mesmo complexo que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na avenida Mário Ypiranga, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. Participam do evento de inauguração a secretária para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Franziska Tröger, ex-secretários de Estado de Meio Ambiente e parlamentares.
Para construção da nova sede, o Governo do Amazonas recebeu recursos da Cooperação Financeira Oficial Alemanha-Brasil para execução do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical do Estado do Amazonas (Profloram), que inclui a estrutura.
Sala de Situação
Um dos espaços de destaque da nova estrutura é a Sala de Situação da Sema, que auxilia as equipes de campo no combate aos crimes ambientais, em articulação com o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Amazonas.
A sala também funciona como um centro integrado de monitoramento diário dos níveis dos rios, onde é possível fazer a previsão hidrológica e meteorológica em todo o estado.
Sustentabilidade
A nova sede da Sema possui sistema de reutilização de água pluvial, que gera economia aos cofres do Estado e preza pela sustentabilidade. Com as reservas de água de chuva, é possível abastecer os banheiros da Secretaria e realizar serviços de limpeza e jardinagem, além de garantir uma reserva de água exigida pelo Corpo de Bombeiros para risco de incêndio.
Outro aspecto sustentável do prédio é a sua arquitetura. Os setores técnicos e administrativos, por exemplo, não possuem paredes, e são rodeados por janelas amplas, o que favorece a entrada de iluminação em qualquer hora da manhã e da tarde. Desta forma, as luzes internas da estrutura não precisam estar ligadas em dias ensolarados durante o período.
“Esse é um símbolo de como as políticas públicas se constroem. E com os lançamentos que foram feitos, seja pela entrega dos CDRUs (Concessões de Direito Real de Uso), seja pelo programa Guardiões da Floresta, reforçamos essa identidade do foco nas pessoas e das pessoas que protegem a nossa floresta”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ao se referir aos lançamentos feitos ontem, durante a abertura da 12ª Reunião Anual do GCF, em Manaus
Da Redação, com informações da assessoria
Leia Mais: