fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

CMM cria medalha Nestor Nascimento após tentar apagar memória do líder negro

Medalha de ouro criada na Câmara vai ser concedida a personalidades que colaboram com causas do movimento negro na cidade de Manaus. Projeto é de autoria de Willian Alemão.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

Comenda vai ser concedida a personalidades que colaboram para o movimento Foto: Robervaldo Rocha/Divulgação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) encaminhou, nesta terça-feira (14), para sanção do prefeito David Almeida (Avante) o Projeto de Lei que cria a Medalha de Ouro Nestor José Soeiro do Nascimento, uma homenagem ao advogado e ativista negro, criador do Movimento Alma Negra (Moam) na cidade na década de 80.

A homenagem de William Alemão (Cidadania) acontece quase dois meses após a polêmica da retirada do nome de Nestor Nascimento de um espaço de convivência do Prosamim da Praça 14, que passaria a se chamar praça Oscarino Varjão Faria, uma homenagem ao ventríloquo criador do boneco Peteleco. A troca de nome foi proposta pelo presidente da Câmara, David Reis (Avante), mas após a sanção do prefeito encontrou grande resistência da comunidade negra do bairro Praça 14, o que resultou no pedido de David Almeida para que a Câmara revogasse a lei que trocava os nomes.

Atualmente, a CMM homenageia figuras concedendo as medalhas de ouro Alfredo Barbosa Filho (ex-treinador de futebol do Nacional); Josué Cláudio de Souza (radialista e político) e Guilherme Moreira (político). Na justificativa do projeto, Alemão fez um breve histórico da carreira de Nestor Nascimento. 

Ele indica ainda que a medalha vai ser concedida às entidades, instituições e pessoas físicas que se destacarem pela relevância dos serviços prestados em favor das causas do movimento negro e à população afrodescendente. 

Entenda o caso

Nestor Nascimento foi um dos pioneiros na causa negra, sócio-fundador da Escola de Samba Vitória Régia e chegou a presidir o Instituto de Direitos Civis (IDC). O seu nome foi retirado de um espaço de convivência localizado na avenida Japurá, esquina com a rua Afonso Pena, bem no início de um dos residenciais do Prosamim.

A praça foi revitalizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). O  titular da pasta, ex-deputado estadual Sabbá Reis reclamou à época que não foi alertado por nenhum morador sobre o equívoco da mudança enquanto estava supervisionando a revitalização do espaço.

O prefeito David Almeida (Avante) sancionou no mês passado uma lei do presidente da CMM David Reis que mudou o nome da praça criando um mal estar entre os moradores do bairro. No dia 9 de agosto, a Câmara revogou projeto de lei do presidente de Reis, que tirava o nome do ativista por direitos da comunidade negra.

Na entrega da praça revitalizada, o local ganhou a estátua de Nestor Nascimento.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson e Queiroga participam de mobilização contra Covid-19 em Manaus

Mobilização de ações contra a Covid-19, com a vacinação e a testagem da população em larga escala, acontecem simultaneamente nos sete estados da região Norte neste sábado.

21 de janeiro de 2022

Carol Braz e Luiz Castro dão primeiro passo na disputa por Governo e Senado

Carol desfiliou-se do PSC para disputar o governo do Amazonas pelo PDT, enquanto Luiz deixou a Rede para tentar pela segunda vez chegar ao Senado Federal.

21 de janeiro de 2022

Prefeito de Parintins, Bi Garcia revela que testou positivo para Covid-19

Nas redes sociais o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, revelou que sentiu sintomas leves na noite desta quinta-feira e resolveu fazer um exame que confirmou a doença.

21 de janeiro de 2022

Bolsonaro chega ao velório da mãe, que morreu aos 94 anos em São Paulo

Olinda, que sofria com Alzheimer, morreu aos 94 anos na madrugada desta sexta. Ela estava internada em um hospital de São Paulo e a causa da morte não foi divulgada.

21 de janeiro de 2022

Lula segue na liderança do primeiro turno com 42%; Bolsonaro tem 28%

Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos demais candidatos.

21 de janeiro de 2022

TRE autoriza desfiliação de Marcelo Ramos do Partido Liberal

Marcelo Ramos confirmou que a partir de agora está formalmente fora do PL. O vice-presidente da Câmara Federal afirmou que deve anunciar um novo partido em breve.

21 de janeiro de 2022

MPAM expede recomendação contra nepotismo na Prefeitura de Canutama

Promotoria do MPAM de Canutama recomendou que o Município exonere agentes públicos que tenham algum parentesco com o prefeito e o vice-prefeito, em até 30 dias.

21 de janeiro de 2022

Partido de Bolsonaro tem de Tiririca a líder da bala no Congresso

Além de um numeroso grupo de candidatos leais a Bolsonaro e alinhados ao ideário do atual presidente, o PL deve chamar a atenção durante as eleições pela composição eclética.

21 de janeiro de 2022