fbpx

domingo, 26 de setembro de 2021

CMM cria medalha Nestor Nascimento após tentar apagar memória do líder negro

Medalha de ouro criada na Câmara vai ser concedida a personalidades que colaboram com causas do movimento negro na cidade de Manaus. Projeto é de autoria de Willian Alemão.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

Comenda vai ser concedida a personalidades que colaboram para o movimento Foto: Robervaldo Rocha/Divulgação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) encaminhou, nesta terça-feira (14), para sanção do prefeito David Almeida (Avante) o Projeto de Lei que cria a Medalha de Ouro Nestor José Soeiro do Nascimento, uma homenagem ao advogado e ativista negro, criador do Movimento Alma Negra (Moam) na cidade na década de 80.

A homenagem de William Alemão (Cidadania) acontece quase dois meses após a polêmica da retirada do nome de Nestor Nascimento de um espaço de convivência do Prosamim da Praça 14, que passaria a se chamar praça Oscarino Varjão Faria, uma homenagem ao ventríloquo criador do boneco Peteleco. A troca de nome foi proposta pelo presidente da Câmara, David Reis (Avante), mas após a sanção do prefeito encontrou grande resistência da comunidade negra do bairro Praça 14, o que resultou no pedido de David Almeida para que a Câmara revogasse a lei que trocava os nomes.

Atualmente, a CMM homenageia figuras concedendo as medalhas de ouro Alfredo Barbosa Filho (ex-treinador de futebol do Nacional); Josué Cláudio de Souza (radialista e político) e Guilherme Moreira (político). Na justificativa do projeto, Alemão fez um breve histórico da carreira de Nestor Nascimento. 

Ele indica ainda que a medalha vai ser concedida às entidades, instituições e pessoas físicas que se destacarem pela relevância dos serviços prestados em favor das causas do movimento negro e à população afrodescendente. 

Entenda o caso

Nestor Nascimento foi um dos pioneiros na causa negra, sócio-fundador da Escola de Samba Vitória Régia e chegou a presidir o Instituto de Direitos Civis (IDC). O seu nome foi retirado de um espaço de convivência localizado na avenida Japurá, esquina com a rua Afonso Pena, bem no início de um dos residenciais do Prosamim.

A praça foi revitalizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). O  titular da pasta, ex-deputado estadual Sabbá Reis reclamou à época que não foi alertado por nenhum morador sobre o equívoco da mudança enquanto estava supervisionando a revitalização do espaço.

O prefeito David Almeida (Avante) sancionou no mês passado uma lei do presidente da CMM David Reis que mudou o nome da praça criando um mal estar entre os moradores do bairro. No dia 9 de agosto, a Câmara revogou projeto de lei do presidente de Reis, que tirava o nome do ativista por direitos da comunidade negra.

Na entrega da praça revitalizada, o local ganhou a estátua de Nestor Nascimento.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Médico e ex-parlamentar do PT, Carlos Neder, morreu neste sábado

Neder estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital São Camilo, em São Paulo, teve o quadro agravado nos últimos dias e neste sábado faleceu, vítima da Covid-19.

25 de setembro de 2021

Atos anti-democráticos e pandemia foram os desafios da gestão Fux

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, fez um balanço, neste sábado, do primeiro ano da gestão dele a frente da Corte Constitucional brasileira.

25 de setembro de 2021

Após vídeo dos cachorros, Rodrigo Guedes afirma estar tranquilo

Rodrigo Guedes disse que ao utilizar as imagens em suas redes sociais não teve a intenção de atacar os vereadores, mas de comparar o comportamento dos animais à política.

25 de setembro de 2021

Decisão judicial obriga Estado a reformar Instituto de Identificação

Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo é o responsável pela emissão das carteiras de identidade da população civil do Amazonas

25 de setembro de 2021

Congresso Nacional analisa veto de Bolsonaro a federação partidária

Presidente vetou projeto que cria a possibilidade de federação partidária alegando que proposta criaria possibilidade análoga às coligações, que são proibidas por lei.

25 de setembro de 2021

CPI da Covid vota convocação de empresário ligado a Precisa

Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid quer saber das conexões do empresário Kassyo Santos Ramos com a Barão Tur, empresa ligada a Precisa Medicamentos.

25 de setembro de 2021

Marcelo Ramos ameaça tirar Auxílio Brasil da pauta do Congresso Nacional

Vice-presidente do Congresso, Marcelo Ramos afirma que Senado tem que votar primeiro o projeto de lei que altera regras do Imposto de Renda antes de votar o Auxílio Brasil.

25 de setembro de 2021

Coiab comemora e Silas lamenta proibição de missões religiosas em aldeias

Barroso deferiu parcialmente o pedido: ele vetou a entrada, mas autorizou a permanência dos religiosos que já estão nas aldeias. Juristas evangélicos recorrerão da decisão.

24 de setembro de 2021