fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

Praça Nestor Nascimento é entregue revitalizada à população

Em julho desse ano, o vereador David Reis mudou o nome da praça, mas voltou atrás após pressão popular de moradores do bairro Praça 14 de Janeiro.

7 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Altemar Alcantara / Semcom)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), entregou, na noite desta sexta-feira (6), a praça Nestor Nascimento, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, totalmente revitalizada com novos bancos, paisagismo, mosaico e nova iluminação.

A praça leva o nome de Nestor Nascimento, morador do bairro Praça 14 de Janeiro, que se formou em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sendo um dos fundadores de um centro acadêmico e um dos pioneiros nas causas da população negra, mobilizando os amazonenses a participarem de movimentos sociais, por meio de suas organizações.

Polêmica na tentativa de mudar nome da praça

Em julho desse ano, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante) – filho do titular da Semulsp, Sabá Reis – tentou mudar o nome da praça Nestor Nascimento para Oscarino Farias Varjão. Porém, em meio à pressão da própria comunidade do bairro Praça 14 de Janeiro, voltou atrás e revogou o projeto que altera o nome do local.

Embora a praça fosse conhecida no bairro Praça 14 de Janeiro como Nestor Nascimento, a indicação do então vereador em 2013, à época, não chegou a ser aceita pelo poder executivo. Nos registros da Prefeitura de Manaus, não havia também registro de nome à praça.

A mudança no nome da praça para a sugestão de David Reis durou apenas uma semana, pois o presidente da CMN voltou atrás e o local agora oficialmente se chama Praça Nestor Nascimento.

Homenagem

Para a família do homenageado, essa revitalização destaca, além do resgate de uma área física que estava apagada, o resgate cultural de uma cidade. A prima de Nestor Nascimento, a moradora do bairro, Keila Fonseca, destacou o momento.

“Nestor foi um grande homem, ativista e defensor da cultura e das causas sociais. Resgatar esse local é um momento para nós da família, de muita honra. Somos gratos à prefeitura por isso”, ressaltou.

Além dessa praça, a Prefeitura de Manaus também está atuando em outras zonas da cidade. Em breve, a praça Barcelona, no bairro São José, zona Leste, deverá ser entregue à população, também revitalizada.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021

Manaus segue com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Em todos os locais serão oferecidas a 1ª e a 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos ou mais.

20 de setembro de 2021

Efeitos adversos não podem interromper vacinação, diz ministro

Em Nova York, na reunião da ONU, o Queiroga acrescentou ainda que o Brasil está "muito bem na vacinação contra a Covid-19".

20 de setembro de 2021

Nova rede de drenagem na avenida Brasil segue para fase de conclusão

Foram implantados 30 metros de nova tubulação em concreto armado mais amplo e moderno, que irá solucionar de vez os problemas de alagação na região.

20 de setembro de 2021

Taxas do Detran-AM poderão ser pagas por meio do Pix a partir desta terça

Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix.

20 de setembro de 2021

Estacionamento para idosos e PcDs: pedido de credencial na Aleam e DPE nesta terça

Por causa do atendimento externo, amanhã o IMMU não atenderá o público na sede do órgão para expedição das credenciais.

20 de setembro de 2021

Escola do AM é a única do Norte que disputa a final nacional de satélites

Além da Olimpíada Brasileira de Satélites, a Escola Estadual Osmar Pedrosa também teve seus alunos selecionados para o programa “Caça Asteróides”, iniciativa do MCTI.

20 de setembro de 2021

Peritos: conheça a rotina e a formação dos profissionais que atuam no AM

Peritos atuam na coleta e análise de vestígios para elucidação de crimes; perícias de informações microscópicas contidas em armas e munições são algumas das especializações.

20 de setembro de 2021