fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Cleuter assume OAB-AM e fala em luta pela democracia e combate às fake news

O novo presidente da OAB-AM também destacou que o trabalho de manutenção do Polo Industrial de Manaus e dos direitos para a geração de empregos e renda no Estado continuará.

8 de abril de 2022

Compartilhe

A cerimônia de posse aconteceu no Teatro Amazonas (Foto: João Luiz Onety/RealTime1)

Nesta sexta-feira (8), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) realizou a sessão solene de posse dos membros da diretoria e conselho, da 40ª gestão, para o triênio 2022-2024. Assumem o comando da instituição, o presidente Jean Cleuter Mendonça; a vice-presidente, Aldenize Aufiero; a secretária-geral, Omara Gusmão; o tesoureiro, Sérgio Cruz; e o secretário-geral adjunto, Plínio Nogueira.

Emocionado, o novo presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça fez seu primeiro discurso agradecendo a todos que contribuíram para que ele chegasse ao cargo e destacou que a gestão será plural, acolhedora, inclusiva e que vai promover mais qualidade para os advogados da capital e do interior.

“Hoje é um dia de festa, um dia de festa da democracia. Essa presidência não é minha, é nossa, dos mais de 17 mil advogados. Sem vocês nada disso seria possível. Iremos iniciar uma gestão histórica, pois teremos a parceira da OAB nacional na pessoa do nosso amigo Beto Simonetti.

Principais lutas no comando da OAB

Cleuter destacou as principais lutas que irá travar no comando da entidade, tendo um destaque para as fake news.

“Vamos brigar pela democracia em todos as suas esferas, no executivo, legislativo, no judiciário e na esfera da OAB. Outra luta será pela liberdade de imprensa e de expressão, que devem ser asseguradas a todos os cidadãos. A liberdade de expressão é constitucional. As fake news têm que ser combatidas a todo custo. Nossa atuação será em plena defesa da democracia”.

O novo presidente da OAB-AM também destacou que o trabalho de manutenção do Polo Industrial de Manaus e dos direitos conquistados há muitos anos para a geração de empregos e renda no estado vai continuar.

“Se a Zona Franca de Manaus não existisse, nós não estaríamos aqui hoje”, completou.

Choy apresenta breve balanço da gestão

O então presidente da entidade, Março Aurélio Choy, agradeceu o apoio dos mais de 17 mil advogados do Amazonas e fez um rápido balanço dos nove anos que passou como presidente da ordem.

“Estou aqui com três sentimentos, o sentimento de gratidão, o de dever cumprido e de esperança. Gratidão por todos aqueles que caminharam conosco na construção coletiva da OAB […]”

O desembargador João Simões, diretor da Escola de Magistratura do Amazonas (Esmam), disse que a cerimônia o fez lembrar de lutas já conquistadas por meio da advocacia e reforçou a importância da entidade para a garantia da democracia.

“Esse palco do teatro evoca as inúmeras batalhas vencidas pela advocacia brasileira […] a nossa OAB tem uma grande responsabilidade: dar continuidade ao cumprimento dos princípios constitucionais da nossa constituição de 1988”, destacou.

Posse de conselheiros da OAB

Na solenidade, também tomaram posse os Conselheiros Seccionais, Conselheiros Federais, Diretoria da Caixa de Assistência ao Advogado do Amazonas (CAAAM), Diretoria da Escola Superior da Advocacia (Esa) e membros das subseções do interior do estado.

Estavam presentes representantes da OAB, como o presidente da OAB Nacional, o amazonense Beto Simonetti. O evento também contou com a presença de várias autoridades como o governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) .

A Ordem dos Advogados do Brasil Amazonas (OAB) além de regulamentar a profissão de advogado em todo o país, tem a função social de zelar pelos direitos e garantias dos cidadãos para a construção de uma sociedade mais igualitária e livre.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022