fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Chico Preto entra no Avante, mira o Senado e ironiza Alfredo Menezes

Ex-deputado estadual, Marco Antônio Chico Preto é pré-candidato ao Senado e se filia, nesta quinta-feira, ao Avante, partido liderado pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

16 de dezembro de 2021

Compartilhe

Chico Preto confirma que apoiará o projeto político do presidente Jair Bolsonaro, mas expõe o racha público com o lado mais visível do bolsonarismo representado por Alfredo Menezes (Foto: Reprodução)

O ex-deputado estadual Chico Preto se filia ao Avante, nesta quinta-feira (16), às 18h, em cerimônia marcada para o auditório José Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ele ingressa no partido apadrinhado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e com a pretensão de disputar uma vaga no Senado Federal na eleição de 2022.

“A escolha do partido é o primeiro passo. Minha pré-candidatura ao Senado está posta, está nas ruas, mas a candidatura é uma construção. Tenho amigos no partido, mas preciso mostrar que o projeto é bom para o Amazonas, para o partido e ainda é viável politicamente”, disse o ex-deputado.

Chico Preto confirmou que fará uma campanha alinhada com o projeto do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas não economizou na ironia ao responder críticas do ex-superintendente da Suframa Alfredo Menezes (Patriota), que o tem criticado nos últimos dias e se apresenta como a liderança única indicada pelo próprio presidente.

“Vou dar um saco de presente para ele soltar o do Bolsonaro”, ironizou.

Trajetória política

Chico Preto começou a carreira política como vereador na Câmara Municipal de Manaus nos anos 90. Na época formou um trio de ferro, batizado de ABC, com o atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ari Moutinho, e o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) na defesa da candidatura ao governo do hoje senador Eduardo Braga (MDB).

Com a vitória de Braga na eleição de 2002, os três foram para o governo e Chico ficou com a secretária de Trabalho. Ao final do primeiro governo de Braga, todos estavam fora do grupo político e hoje estão afastados do ex-governador.

Após a experiência no governo, Chico Preto se elegeu deputado estadual em duas oportunidades e em 2018 foi candidato a vice-governador na chapa do hoje prefeito David Almeida, o padrinho dele no Avante.

Na eleição municipal do ano passado, Chico Preto tentou chegar a prefeitura pelo pequeno Democracia Cristã (DC), mas obteve apenas 16.141 votos (1,65%), ficando em nono lugar no pleito.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Sindicato diz que MP-AM coloca servidores em risco de infecção por covid-19

Entidade que representa servidores do MP pede para que o órgão reconsidere a decisão de revezamento do trabalho. Servidores do grupo de risco foram colocados no revezamento.

16 de janeiro de 2022

Militares ensaiam retorno a posição mais discreta depois de fiasco no governo Bolsonaro

Desde o início a posse do presidente Bolsonaro, militares das três forças embarcaram no governo do ex-capitão expulso do Exército baseados na alta avaliação da população.

16 de janeiro de 2022

Ministros do STF atuam na disputa por indicação de vagas do STJ

Gilmar, Fux, Toffoli e Nunes Marques apoiam postulantes às duas cadeiras que serão preenchidas no Superior Tribunal. O STJ está há um ano com menos dois ministros.

16 de janeiro de 2022

Bolsonaro fala com donos de pousada interditada por não se vacinarem

Proprietários de pousada em Fernando de Noronha (PE) haviam se recusado a tomar vacina. Bolsonaro criticou decisão do governador pernambucano Paulo Câmara (PSB).

16 de janeiro de 2022

Bolsonarista Luciano Hang recupera conta no Twitter após 3 dias suspenso

Hang foi suspenso do Twitter nesta quarta-feira (12) por compartilhar fake news. A assessoria do empresário argumentou que a decisão viola a liberdade de expressão dele.

16 de janeiro de 2022

Capitã Cloroquina é condenada a pagar R$ 10 mil em ação contra Aziz

Capitã Cloroquina alegou no processo “demonstração de misoginia” em críticas feitas pelo senador Omar Aziz em entrevistas à imprensa. O senador alegou imunidade parlamentar.

16 de janeiro de 2022

TV RealTime1 promove série de entrevistas para explicar regras eleitorais

A minireforma eleitoral, aprovada em 2021, trouxe dúvidas para candidatos e eleitores e, por isso, a TV RealTime1 fará três programas especiais sobre o tema nesta semana.

16 de janeiro de 2022

Érico Desterro diz que Tribunal de Contas tem autonomia para analisar gastos da ALE-AM

Érico Desterro preside pela segunda vez o Tribunal de Contas do Amazonas. Na avaliação dele, o Tribunal de Contas é totalmente independente apesar de orçamento compartilhado.

15 de janeiro de 2022