Ex-deputado estadual, Marco Antônio Chico Preto é pré-candidato ao Senado e se filia, nesta quinta-feira, ao Avante, partido liderado pelo prefeito de Manaus, David Almeida.
Chico Preto confirma que apoiará o projeto político do presidente Jair Bolsonaro, mas expõe o racha público com o lado mais visível do bolsonarismo representado por Alfredo Menezes (Foto: Reprodução)
O ex-deputado estadual Chico Preto se filia ao Avante, nesta quinta-feira (16), às 18h, em cerimônia marcada para o auditório José Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ele ingressa no partido apadrinhado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e com a pretensão de disputar uma vaga no Senado Federal na eleição de 2022.
“A escolha do partido é o primeiro passo. Minha pré-candidatura ao Senado está posta, está nas ruas, mas a candidatura é uma construção. Tenho amigos no partido, mas preciso mostrar que o projeto é bom para o Amazonas, para o partido e ainda é viável politicamente”, disse o ex-deputado.
Chico Preto confirmou que fará uma campanha alinhada com o projeto do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas não economizou na ironia ao responder críticas do ex-superintendente da Suframa Alfredo Menezes (Patriota), que o tem criticado nos últimos dias e se apresenta como a liderança única indicada pelo próprio presidente.
“Vou dar um saco de presente para ele soltar o do Bolsonaro”, ironizou.
Chico Preto começou a carreira política como vereador na Câmara Municipal de Manaus nos anos 90. Na época formou um trio de ferro, batizado de ABC, com o atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ari Moutinho, e o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) na defesa da candidatura ao governo do hoje senador Eduardo Braga (MDB).
Com a vitória de Braga na eleição de 2002, os três foram para o governo e Chico ficou com a secretária de Trabalho. Ao final do primeiro governo de Braga, todos estavam fora do grupo político e hoje estão afastados do ex-governador.
Após a experiência no governo, Chico Preto se elegeu deputado estadual em duas oportunidades e em 2018 foi candidato a vice-governador na chapa do hoje prefeito David Almeida, o padrinho dele no Avante.
Na eleição municipal do ano passado, Chico Preto tentou chegar a prefeitura pelo pequeno Democracia Cristã (DC), mas obteve apenas 16.141 votos (1,65%), ficando em nono lugar no pleito.
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia Mais: