quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Caso Covaxin: Renan confronta depoente e revela detalhes da negociação

Renan Calheiros mostrou documentos e mensagens enviadas pelo Ministério da Saúde ao Tribunal de Contas da União, revelando detalhes das negociações com a Covaxin.
COMPARTILHE
covaxin

O Ministério da Saúde recebeu, em novembro de 2020, uma proposta de compra da vacina Covaxin por US$ 10, mas só fechou contrato em fevereiro por US$ 15, um sobrepreço de 50% negociado pela empresa Precisa Medicamentos, que intermediou o negócio com a farmacêutica Bharat Biotech.

A revelação veio a luz durante o depoimento do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, que estava sendo inquirido hoje (7) pelo relator da CPI da Covid, no Senado, senador Renan Calheiros (MDB/AL).

Renan mostrou um documento chamado “Memória de Reunião” na qual aparecia a proposta da Bharat Biotech e questionou se Roberto Ferreira Dias havia levantado preços internacionais de vacinas. Roberto Dias negou que tivesse feito isso.

Renan então mostrou uma comunicação do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde ao Tribunal de Contas da União (TCU) indicando que o levantamento havia sido feito pelo setor liderado por Roberto Dias.

“Como ele nega ter feito isso, resta claro que o departamento de Imunização deu informação falsa ao TCU”, concluiu Renan Calheiros.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

COMPARTILHE