Bancada do PSDB no Senado assinou a carta branca apresentada pelo senador amazonense Plínio Valério que, nesta terça-feira, lança a pré-candidatura dele ao governo.
Briga entre o senador Plínio Valério e o ex-prefeito Arthur Neto pode ser encerrada com uma intervenção do Diretório Nacional no Amazonas. (Foto: Reprodução)
A “carta branca” que o senador Plínio Valério (PSDB) apresenta para bancar a candidatura dele ao Governo do Estado, enfrentando a oposição do presidente do Diretório Estadual do partido, Arthur Neto, é assinada pelos sete senadores da bancada do PSDB e tem o apoio do presidente Nacional da sigla, Bruno Araújo. Nesta terça-feira (15), o senador promete anunciar a pré-candidatura dele ao Governo.
A determinação de Plínio contrastou semana passada com a decisão de Arthur Neto, que nas redes sociais declarou que vai filiar nesta semana o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) e que ele será o candidato dos tucanos ao Governo do Estado. Plínio, em entrevista à TV RealTime1, disse logo depois que não há espaço para Amazonino ser candidato no PSDB.
Nos bastidores, Arthur Neto tem atacado o senador tucano, a quem atribuiu a alcunha de “laranja” do governador Wilson Lima (UB), pois uma candidatura dele praticamente tiraria Amazonino da disputa pelo governo.
“No partido manda quem tem mandato, essa é a regra”, responde Plínio.
O senador tucano ainda avançou nas tratativas para fortalecer a candidatura dele ao governo, tendo iniciado conversas com ao menos três partidos que estão sem candidato a governador e ainda com o Solidariedade, cujo candidato é o deputado estadual Ricardo Nicolau. “Mas ai é coisa para um eventual segundo turno”, diz uma fonte próxima do senador.
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia mais: