fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Carta de Plínio para derrotar Arthur tem apoio de sete senadores

Bancada do PSDB no Senado assinou a carta branca apresentada pelo senador amazonense Plínio Valério que, nesta terça-feira, lança a pré-candidatura dele ao governo.

14 de março de 2022

Compartilhe

Briga entre o senador Plínio Valério e o ex-prefeito Arthur Neto pode ser encerrada com uma intervenção do Diretório Nacional no Amazonas. (Foto: Reprodução)

A “carta branca” que o senador Plínio Valério (PSDB) apresenta para bancar a candidatura dele ao Governo do Estado, enfrentando a oposição do presidente do Diretório Estadual do partido, Arthur Neto, é assinada pelos sete senadores da bancada do PSDB e tem o apoio do presidente Nacional da sigla, Bruno Araújo. Nesta terça-feira (15), o senador promete anunciar a pré-candidatura dele ao Governo.

A determinação de Plínio contrastou semana passada com a decisão de Arthur Neto, que nas redes sociais declarou que vai filiar nesta semana o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) e que ele será o candidato dos tucanos ao Governo do Estado. Plínio, em entrevista à TV RealTime1, disse logo depois que não há espaço para Amazonino ser candidato no PSDB.

Nos bastidores, Arthur Neto tem atacado o senador tucano, a quem atribuiu a alcunha de “laranja” do governador Wilson Lima (UB), pois uma candidatura dele praticamente tiraria Amazonino da disputa pelo governo.

“No partido manda quem tem mandato, essa é a regra”, responde Plínio.

O senador tucano ainda avançou nas tratativas para fortalecer a candidatura dele ao governo, tendo iniciado conversas com ao menos três partidos que estão sem candidato a governador e ainda com o Solidariedade, cujo candidato é o deputado estadual Ricardo Nicolau. “Mas ai é coisa para um eventual segundo turno”, diz uma fonte próxima do senador.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontro com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022