fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Braga cobra realização de campanha massiva para orientar brasileiros

Ao questionar o ministro da Saúde, senador do Amazonas pediu que governo faça uma campanha orientando a população a usar máscaras, álcool em gel e fazer distanciamento físico

6 de maio de 2021

Compartilhe

Eduardo Braga também questionou a demora para o ministério estabelecer um protocolo sobre o uso ou não de cloroquina (Foto: Reprodução)

O senador Eduardo Braga (MDB) cobrou, nesta quinta-feira (6), do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a realização de uma campanha de comunicação massiva para orientar os brasileiros a usarem máscaras, álcool em gel e manterem o distanciamento físico.

“Como não temos vacina, o que funciona são essas medidas. Então, é urgente essa campanha”, afirmou o senador do Amazonas

Queiroga disse que já está fazendo essas campanhas e que, pessoalmente, está concedendo entrevistas e fazendo discursos que reforçam tal necessidade, uma vez que a quantidade de vacinas compradas pelo Governo tem enfrentado problemas.

Na resposta Queiroga também falou que a situação do Amazonas, e de Manaus em particular, merece grande atenção para que, no pós-pandemia, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado seja fortalecido, com a estruturação de hospitais em municípios do interior, além de melhorar a atenção na saúde indígena.

“O que aconteceu em Manaus serve de alerta para sermos vigilantes para não termos uma terceira onda, que pode ser muito perigosa para a população”, disse, acrescentando que em relação a Manaus não é o momento de relaxar. “O número de casos está em baixa, mas precisamos insistir fortemente na adoção de medidas não farmacológicas, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento físico”, completou Queiroga.

Usar ou não medicamentos

Braga também questionou os motivos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) estar há mais de um ano sem estabelecer um protocolo sobre o uso ou não de medicamentos como cloroquina e ivermectina no combate à Covid.

“Precisamos ter uma definição sobre este uso. Agora, ficamos nessa briga. É preciso uma definição da Conitec”, frisou Braga.

Queiroga informou que acionou a Conitec, dizendo que deu um prazo de 180 dias para que seja emitido um parecer que estabeleça um protocolo clínico e uma diretriz terapêutica sobre o uso ou não de medicamentos, mas que isso não é fundamental no combate a doença.

“O fundamental é termos sucesso na vacinação e que insistamos na adoção de medidas não farmacológicas”, resumiu Queiroga.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Especialistas em Saúde são contrários, mas Alemão quer comércio 100% aberto

Empresário e parlamentar, William Alemão afirma que maioria das pessoas dos grupos de risco para a Covid-19 está imunizada e que cenário é ideal para flexibilizar medidas.

25 de junho de 2021

Agenda antiambiental de Bolsonaro pode prejudicar Zona Franca de Manaus

A transgressão de compromissos internacionais para a preservação da floresta amazônica pode acarretar boicotes a produtos brasileiros em outros países.

25 de junho de 2021

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021