fbpx

quarta, 24 de fevereiro de 2021

Bolsonaro e Guedes desferem mais um duro golpe contra a Zona Franca

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

18 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Pressionados por nossa bancada no Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, desferiram outro duro golpe contra a Zona Franca de Manaus. Ainda assim,

Eles juraram ser “amigos” da Zona Franca de Manaus (ZFM), entretanto, as “juras de amor” à ZFM foram quebradas com atos do Governo Federal que se configuram em duros ataques ao modelo econômico amazonense.

O último golpe contra a Zona Franca de Manaus foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18): a redução gradativa de 35% para 20% na alíquota do imposto de importação de bicicletas no Brasil até o final do ano.

DURO GOLPE CONTRA A ZONA FRANCA

Muito mais do que ameaçar empregos diretos no Amazonas e o modelo ZFM, as decisões da equipe econômica do Planalto sinalizam para que empresas multinacionais que produzem no Polo Industrial de Manaus (PIM) saiam do País.

Foi assim com a Pepsi, que fechou sua fábrica em Manaus, saindo do Brasil, quando o imposto em questão era o IPI dos concentrados.

O mesmo deve ocorrer com as fábricas de bicicletas que atuam no PIM.

MISSÃO PARA A BANCADA

Mais uma vez, cabe à bancada amazonense em Brasília, em articulação com o setor industrial local, combater o duro golpe contra a Zona Franca feito pela dupla Bolsonaro/Guedes. Afinal, a saída de indústrias do País traz consequências que vão além dos limites de abrangência da ZFM.

Além disso, o momento clama pela geração de empregos e as medidas que vêm de Brasília sinalizam na direção contrária: a eliminação de postos de trabalho.

CARTA ABERTA

O senador Omar Aziz (PSD) publicou uma carta aberta ao presidente Bolsonaro na qual cobra sensibilidade e bom senso do Governo Federal.

Ao lembrar que o Estado está perdendo duas mil vidas por mês desde dezembro, o senador afirma que a redução da alíquota de importação de bicicletas “tira renda de famílias amazonenses para beneficiar a China, local de origem do vírus letal que está tirando a vida de brasileiros amazonenses”. Omar finaliza pedindo que o presidente repense a medida.

FLEXIBILIZAÇÃO À VISTA

Em sessão da Aleam na qual a reabertura das academias foi um dos temas centrais, o deputado estadual Dr. Gomes (PSC) anunciou que foi informado pelo governador Wilson Lima (PSC), por meio de uma ligação telefônica, que serão anunciadas nesta sexta-feira (19) as tão esperadas medidas de flexibilização que beneficiarão comércio, restaurantes e academias.

Segundo o deputado, o governador se reúne pela manhã com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e anuncia as novas medidas à tarde.

PROIBIDO CORTAR

O governador Wilson Lima (PSC) sancionou a lei, aprovada pela Aleam, que proíbe as concessionárias de água e energia elétrica de realizar o corte de fornecimento nos estabelecimentos de serviços considerados essenciais, por falta de pagamento durante situações de extrema gravidade social, incluindo pandemias.

A lei também estabelece que, cessado o estado de emergência, o consumidor deve procurar as concessionárias para quitar seu débito.

TERCEIRA USINA

Chegou a Parintins, na tarde desta quarta-feira (17), a terceira usina de oxigênio obtida pelo município.

A usina será instalada no hospital Jofre Cohen, referência no tratamento de Covid-19 na cidade.

Com capacidade de produção para atender 32 leitos simultaneamente, com abastecimento máximo para cada paciente.

A usina é equipada com envasador que permitirá o abastecimento direto de cilindros, sem a necessidade do transporte de cilindros de Manaus.

Leia Mais

Leia mais sobre Política

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Amazônia é tema de reunião entre governadores e Hamilton Mourão

Videoconferência com governadores e vice-presidente Mourão, na terça-feira, teve como foco o Plano Amazônia e desmatamento na região.

24 de fevereiro de 2021

Bancada aposta em decreto legislativo para barrar Guedes

Três decretos legislativos apresentados no Congresso Nacional visam brecar a redução do Imposto de Importação para bicicletas, medida que fere de morte as indústrias no AM

24 de fevereiro de 2021

Para Guedes não há prejuízos à Zona Franca com redução de impostos

A bancada do Amazonas esteve reunida com o ministro para entregar um projeto que altera o decreto editado por Bolsonaro que afeta a produção de bicicletas na ZFM.

23 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio medicinal tem queda de 14% no Amazonas

Taxa de transmissão menor do coronavírus e menos internações são alguns dos fatores que levaram à baixa no consumo de oxigênio no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Detran-AM mantém serviços e agendamentos durante ponto facultativo

Usuários podem realizar normalmente os serviços pela internet, como Renovação Simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

23 de fevereiro de 2021

Novas variantes do coronavírus têm 204 contágios confirmados

Variantes do coronavírus com origem no Reino Unido e Amazonas já têm 204 casos de contaminação confirmados no Brasil e 60 no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Com colapso em várias capitais, AM ainda terá prioridade na vacina?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

23 de fevereiro de 2021