Bolsonaro e general Silva e Luna entraram em choque por conta da política de preços da Petrobras que aplica a paridade com o valor internacional do barril de petróleo.
informação da demissão de Joaquim Luna saiu em diversos sites, mas oficialmente ainda não foi confirmada (Foto: Divulgação/Agência Brasil)
Sites de notícias informam nesta segunda-feira (28), que o presidente Jair Bolsonaro demitiu o presidente da Petrobras, general Joaquim Luna. Os portais O Globo, Extra, Folha de S.Paulo entre outros atribuem a informação a fontes dentro do Governo Federal e dizem que a demissão deverá ser oficializada nas próximas horas.
O general Silva e Luna deixou o posto por não concordar com a mudança na política de preço da estatal. A política de paridade repasssa para o mercado interno as variações do dólar e do barril de petróleo.
As sanções ocidentais à Rússia causadas pela invasão da Ucrânia fizeram o barril de petróleo disparar no início do conflito. Por conta desse aumento, a Petrobras anunciou uma alta de 18,77% na gasolina e de quase 25% no óleo diesel, para irritação do presidente Bolsonaro, do Congresso e do chamado Centrão.
A insatisfação do presidente da República foi manifestada em críticas à Petrobras nos últimos dias. Bolsonaro disse que foi feito um pedido recentemente para que a empresa adiasse por um dia o aumento, mas afirmou que essa solicitação não foi aceita.
A recusa aumentou a fritura do general Luna no Planalto, que descambou na decisão de mudar o comando da Petrobras nesta segunda-feira.
Da Redação com Agências de Notícias
Leia Mais: