fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Bolsonaro demite presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna

Bolsonaro e general Silva e Luna entraram em choque por conta da política de preços da Petrobras que aplica a paridade com o valor internacional do barril de petróleo.

28 de março de 2022

Compartilhe

informação da demissão de Joaquim Luna saiu em diversos sites, mas oficialmente ainda não foi confirmada (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Sites de notícias informam nesta segunda-feira (28), que o presidente Jair Bolsonaro demitiu o presidente da Petrobras, general Joaquim Luna. Os portais O Globo, Extra, Folha de S.Paulo entre outros atribuem a informação a fontes dentro do Governo Federal e dizem que a demissão deverá ser oficializada nas próximas horas.

O general Silva e Luna deixou o posto por não concordar com a mudança na política de preço da estatal. A política de paridade repasssa para o mercado interno as variações do dólar e do barril de petróleo.

As sanções ocidentais à Rússia causadas pela invasão da Ucrânia fizeram o barril de petróleo disparar no início do conflito. Por conta desse aumento, a Petrobras anunciou uma alta de 18,77% na gasolina e de quase 25% no óleo diesel, para irritação do presidente Bolsonaro, do Congresso e do chamado Centrão.

A insatisfação do presidente da República foi manifestada em críticas à Petrobras nos últimos dias. Bolsonaro disse que foi feito um pedido recentemente para que a empresa adiasse por um dia o aumento, mas afirmou que essa solicitação não foi aceita.

A recusa aumentou a fritura do general Luna no Planalto, que descambou na decisão de mudar o comando da Petrobras nesta segunda-feira.

Da Redação com Agências de Notícias

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

26 de maio de 2022

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022