fbpx

domingo, 01 de agosto de 2021

Bolsonaro confirma nome de Puga à frente da Ufam no próximo quadriênio

O presidente Jair Bolsonaro manteve Sylvio Puga na reitoria da Ufam. Ele havia sido escolhido em consulta à comunidade universitária em março deste ano.

29 de junho de 2021

Compartilhe

Em seu novo mandato, Puga pretende alcançar a média 5 no Índice Geral de Curso (Foto: Reprodução)

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, teve sua recondução ao cargo publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (28), obtendo assim o crivo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para gerir a instituição de ensino por mais quatro anos.

“Eu e a professora Therezinha Fraxe, que é a nossa vice-reitora, vamos conduzir a universidade de princípios republicanos, princípios éticos, como sempre conduzimos. Temos metas para que nos próximos quatro anos a gente possa avançar nos nossos indicadores institucionais e vamos trabalhar pra isso”, prometeu Puga.

Além da melhoria dos indicadores de ensino, uma das marcas que devem ser evidenciadas no novo mandato de Puga deve ser a presença feminina nos altos cargos, já que das sete pró-reitorias, cinco são comandadas por mulheres.

O caminho de Puga

A comunidade universitária da Ufam decidiu manter Sylvio Puga após um segundo turno de consulta virtual, onde o atual reitor recebeu 50,64% dos votos contra 49,36% do professor Marco Antônio de Freitas, o Marcão.

A lista tríplice definida pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufam, em abril, colocou à disposição do presidente os nomes dos professores-doutores Sylvio Puga, Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, a “Teca”, e Selma Baçal após um acordo entre as chapas concorrentes para barrar possíveis interferências da União na vontade da comunidade universitária.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Presidente diz que eleição sem voto impresso será ‘farsa’ inaceitável

Presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste sábado de 'motociata' em Presidente Prudente, criticou a urna eletrônica e ameaçou não aceitar o resultado da eleição.

31 de julho de 2021

Wilson celebra o ritmo da vacinação da população em 53 municípios

Governador Wilson Lima comemorou que o avanço da vacinação permitiu que 53 municípios já tenham vacinado ou estejam vacinando toda a população adulta alvo do PNI.

31 de julho de 2021

Vice do TRE-AM critica Bolsonaro e alerta para ‘clima de guerra’

Desembargador Jorge Lins falou ao RealTime1 sobre as acusações do presidente de eleições fraudadas e o clima de intranquilidade que elas trazem a paz social no País.

31 de julho de 2021

Pazuelo mentiu sobre o TrateCov na CPI, atesta análise do TCU

Conclusão dos técnicos do TCU desmente argumento apresentado pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI da Covid de que a plataforma teria sido adulterada por hackers.

31 de julho de 2021

PF deve retomar investigação sobre interferência de Bolsonaro

Decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Inquérito apura se o presidente tentou interferir na Polícia Federal, buscando proteger os filhos.

31 de julho de 2021

Bolsonaristas promovem manifestação em apoio ao voto impresso

Grupo Conservador Amazonas espera reunir, neste domingo, na avenida das Torres, apoiadores da proposta defendida pelo presidente em transmissão ao vivo nesta quinta-feira.

31 de julho de 2021

CPI vai analisar 28 requerimentos que envolvem amazonenses

Destaque na lista de requerimentos, está o pedido contra o deputado estadual Fausto Júnior (MDB), a mãe dele, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins.

31 de julho de 2021

MPAM recomenda exoneração de 35 servidores públicos em Itapiranga

A recomendação é dirigida à prefeita, ao presidente da Câmara Municipal e a agentes que detenham a atribuição de nomear e de exonerar ocupantes de cargos comissionados.

30 de julho de 2021