fbpx

domingo, 01 de agosto de 2021

‘Bancada ruralista’ da Aleam rebate declaração de delegado da PF

Lei para determinar a análise de pedidos de licenciamento ambiental em prazos de 30 a 90 dias, foi criticada pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva.

8 de julho de 2021

Compartilhe

O texto de autoria de Tony Medeiros visa a determinar a análise de licenciamentos pelo Ipaam em até 90 dias, inclusive para atividades de alto risco (Foto: reprodução)

Um dia após a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovar o projeto de Lei 207/2021 que determina prazos para que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realize a concessão de licenciamento, o autor da proposta, deputado Tony Medeiros (PSD), e o deputado Angelus Figueira (DC) rebateram as críticas feitas pelo delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, autor de denúncias contra o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

O projeto de Tony determina que o Ipaam deverá analisar os pedidos de licenciamento ambiental em prazos de 30 dias a 90 dias, sob risco de aprovação automática de pedidos de concessão ou renovação de projetos de pequeno, médio e grande impacto ambiental que são, por exemplo, as operações de mineradoras.

A medida foi duramente criticada pelo próprio instituto, que atualmente vem enfrentando dificuldades para dar celeridade às aprovações, devido à falta de técnicos e sobrecarga na capital por conta da transferências de processos da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SEMA), onde foram exonerados técnicos ao fim da gestão passada.

O assunto foi então parar nas redes sociais do ex-superintendente da PF no Amazonas, que considerou a aprovação um atentado contra a floresta Amazônica.

‘Pseudoambietalistas

Tony Medeiros foi então à tribuna da casa para tentar desqualificar os críticos à agenda antiambiental que tem sido reforçada pela Aleam desde a chegada dele e de Angelus, no início do ano. O parlamentar chamou de ‘pseudoambientalistas’ os que são contrários à flexibilização de licenças ambientais na floresta Amazônica e disse que os países ricos não têm moral para falar sobre preservação.

“É interessante como nós já identificamos há muito tempo essa doença que atrasa o desenvolvimento do Estado do Amazonas. Todo mundo já sabe há muito tempo que é justamente o licenciamento ambiental e a regularização fundiária”, disse Tony em um discurso totalmente contrário ao que pregam ambientalistas.

Angelus Figueira, que também tem submetido à aprovação projetos para flexibilizar regras ambientais, acusou indiretamente o Ipaam de atrasar projetos para compactuar com a corrupção e disse que não aceita ser chamado de “pecuarista” e que a Aleam deveria responder Saraiva pelas declarações contra o legislativo.

“O amazonense precisa lutar contra isso, porque o Amazonas é um exemplo sim e é um exemplo mais forte que existe no mundo. Não deve ter lido a lei, e que o Ipaam é contra não acredito que ninguém verdadeiramente sério possa ir contra. Essa assembleia precisa dar uma resposta a esse tipo de conduta”, declarou Angelus que na sessão pediu uma audiência pública para defender “queimadas acidentais” que estariam ocorrendo na Amazônia e supostamente seriam a causa do aumento do desmatamento na Amazônia.

Como uma moeda de troca, Medeiros propôs liberar recursos por meio de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que está em tramitação na Aleam, para o Ipaam.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Presidente diz que eleição sem voto impresso será ‘farsa’ inaceitável

Presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste sábado de 'motociata' em Presidente Prudente, criticou a urna eletrônica e ameaçou não aceitar o resultado da eleição.

31 de julho de 2021

Wilson celebra o ritmo da vacinação da população em 53 municípios

Governador Wilson Lima comemorou que o avanço da vacinação permitiu que 53 municípios já tenham vacinado ou estejam vacinando toda a população adulta alvo do PNI.

31 de julho de 2021

Vice do TRE-AM critica Bolsonaro e alerta para ‘clima de guerra’

Desembargador Jorge Lins falou ao RealTime1 sobre as acusações do presidente de eleições fraudadas e o clima de intranquilidade que elas trazem a paz social no País.

31 de julho de 2021

Pazuelo mentiu sobre o TrateCov na CPI, atesta análise do TCU

Conclusão dos técnicos do TCU desmente argumento apresentado pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI da Covid de que a plataforma teria sido adulterada por hackers.

31 de julho de 2021

PF deve retomar investigação sobre interferência de Bolsonaro

Decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Inquérito apura se o presidente tentou interferir na Polícia Federal, buscando proteger os filhos.

31 de julho de 2021

Bolsonaristas promovem manifestação em apoio ao voto impresso

Grupo Conservador Amazonas espera reunir, neste domingo, na avenida das Torres, apoiadores da proposta defendida pelo presidente em transmissão ao vivo nesta quinta-feira.

31 de julho de 2021

CPI vai analisar 28 requerimentos que envolvem amazonenses

Destaque na lista de requerimentos, está o pedido contra o deputado estadual Fausto Júnior (MDB), a mãe dele, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins.

31 de julho de 2021

MPAM recomenda exoneração de 35 servidores públicos em Itapiranga

A recomendação é dirigida à prefeita, ao presidente da Câmara Municipal e a agentes que detenham a atribuição de nomear e de exonerar ocupantes de cargos comissionados.

30 de julho de 2021