fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Bancada das Manas aposta em ‘vaquinha’ para impulsionar campanha

De acordo com as pré-candidatas, arrecadação da Bancada das Manas (PCdoB) será feita por uma empresa cadastrada na Justiça Eleitoral, conforme a regra, a partir de domingo.

13 de maio de 2022

Compartilhe

Bancada das Manas é formada por Patrícia Andrade, Val Fontes, Michelle Andrews, Marklize Siqueira e Alessandrine Silva. (Foto: Alonso Junior)

Para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), as cinco amazonenses que integram a ‘Bancada das Manas‘ (PCdoB) apostam na vaquinha virtual para impulsionar a campanha. A arrecadação vai estar autorizada a partir deste domingo (15).

De acordo com as pré-candidatas, a arrecadação será feita por uma empresa cadastrada na Justiça Eleitoral, conforme a regra, pelo link doa.la/bancada-das-manas-p-cdo-b.

Formada pela produtora cultural Michelle Andrews, a advogada Alessandrine Silva, a ativista da Calha do Rio Negro Val Fontes, a assistente social Marklize Siqueira e a líder comunitária Patrícia Andrade, a candidatura coletiva utilizará o crowdfunding como meio para financiar a propagação de pautas populares e de combate à desigualdade social.

“Sabemos que o processo eleitoral é muito caro, sobretudo em um estado de dimensões continentais. E uma campanha eleitoral envolve investimentos altos em deslocamento alto e produção de materiais. Por isso, esse financiamento é uma alternativa para uma candidatura popular, como a Bancada das Manaus, que convida o eleitor pela causa, pela bandeira”, afirmou Michelle Andrews.

Vaquinha virtual

Regulamentada em 2017, essa modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais permite doações somente de pessoas físicas.

Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não existe limite de valor a ser recebido pelo financiamento coletivo. Todas as doações recebidas serão lançadas individualmente pelo valor bruto na prestação de contas de campanha eleitoral de candidatos e partidos políticos.

O recurso foi utilizado por Andrews em candidatura semelhante nas eleições de 2020, no pleito para a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na ocasião, o grupo foi o quinto mais votado na disputa pelo cargo de vereadora, com a aprovação de 7.662 eleitores, tendo como nome Bancada Coletiva. No entanto, o mandato não foi possível visto que o antigo partido não atingiu o quociente eleitoral.

“Contamos com o apoio dos que acreditam numa agenda em defesa dos direitos das mulheres, da negritude, da população LGBTQIA+ para, desta vez, alcançarmos esse mandato popular”, pontuou Alessandrine Silva.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022

Péricles minimiza destituição de cargo de Marcelo: ‘problema do Congresso’

O deputado Delegado Péricles, que agora integra o partido de Jair Bolsonaro, o PL, minimizou os efeitos da destituição de Marcelo Ramos (PSD) da vice-liderança da Câmara.

27 de maio de 2022

Pré-candidato do PL reconhece ‘deslizes’ do Governo Bolsonaro

O Delegado Costa e Silva, pré-candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido de Bolsonaro, falou ao RealTime1 sobre os planos para chegar à Câmara dos Deputados.

27 de maio de 2022

Omar diz que Amazonas precisa voltar a investir em programas sociais

A declaração do senador - que concorre à reeleição - aconteceu durante a prestação de contas que ele fez na noite desta quinta-feira (26), nas zonas Leste e Sul de Manaus.

27 de maio de 2022

Eleição Geral testará lei que combate violência política contra a mulher

Para acompanhar emprego da lei no pleito de outubro, o Comitê de Combate a Corrupção e Caixa 2 Eleitoral criou o grupo de mulheres de combate à violência política de gênero.

27 de maio de 2022