sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Após debandada de 158 filiados para o PCdoB, PSOL se recompõe para eleição

Com a debandada, o PSOL perdeu a Bancada das Manas que foi a quinta mais votada nas eleições municipais de 2020 e a candidata a vice-prefeita de Manaus, Marklize Siqueira.
COMPARTILHE
PCdoB

Após debandada em massa de 158 filiados do PSOL ao PCdoB, encabeçada por Marklize Siqueira, ex-candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa do deputado Zé Ricardo (PT), o Partido Socialismo e Liberdade começa a se recompor para fechar uma chapa proporcional para concorrer à Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Nesta terça-feira (22), o partido anunciou a composição do diretório estadual da sigla de esquerda, confirmando a permanência de Rosilane Almeida na presidência estadual do partido. Rosilane dividia a presidência com Marklize, que se filiou ao PCdoB ontem. O acerto era que Rosilane Almeida comandaria o comitê estadual no biênio 2021-2022 e Marklize Siqueira no biênio 2022-2023.

O estopim para a saída de Marklize e da bem votada ‘Bancada das Manas’ foi o que chamaram de “conduções antidemocrática das reuniões do Diretório Estadual e os ataques, nas redes sociais, as figuras das mulheres que compõem a bancada”. Denúncia essa que foi contestada pelo PSOL.

A candidatura das ‘manas’ à Câmara Municipal chegou a ser a quinta mais votada nas eleições de 2020, mas não foi eleita por não alcançar o quociente eleitoral.

Apesar da debandada, o PSOL já fechou federação com o PCdoB a nível nacional o que vai se refletir no Amazonas. A mudança do PSOL pelo PCdoB pode também ter tido como plano de fundo as negociações para a composição da chapa para concorrer a deputado federal e estadual.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

COMPARTILHE
MAPA DA DESIGUALDADE