fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Após debandada de 158 filiados para o PCdoB, PSOL se recompõe para eleição

Com a debandada, o PSOL perdeu a Bancada das Manas que foi a quinta mais votada nas eleições municipais de 2020 e a candidata a vice-prefeita de Manaus, Marklize Siqueira.

24 de março de 2022

Compartilhe

A Bancada das Manas à Câmara Municipal chegou a ser a quinta mais votada nas eleições de 2020, mas não foi eleita por não alcançar o quociente eleitoral (Foto: Divulgação)

Após debandada em massa de 158 filiados do PSOL ao PCdoB, encabeçada por Marklize Siqueira, ex-candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa do deputado Zé Ricardo (PT), o Partido Socialismo e Liberdade começa a se recompor para fechar uma chapa proporcional para concorrer à Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Nesta terça-feira (22), o partido anunciou a composição do diretório estadual da sigla de esquerda, confirmando a permanência de Rosilane Almeida na presidência estadual do partido. Rosilane dividia a presidência com Marklize, que se filiou ao PCdoB ontem. O acerto era que Rosilane Almeida comandaria o comitê estadual no biênio 2021-2022 e Marklize Siqueira no biênio 2022-2023.

O estopim para a saída de Marklize e da bem votada ‘Bancada das Manas’ foi o que chamaram de “conduções antidemocrática das reuniões do Diretório Estadual e os ataques, nas redes sociais, as figuras das mulheres que compõem a bancada”. Denúncia essa que foi contestada pelo PSOL.

A candidatura das ‘manas’ à Câmara Municipal chegou a ser a quinta mais votada nas eleições de 2020, mas não foi eleita por não alcançar o quociente eleitoral.

Apesar da debandada, o PSOL já fechou federação com o PCdoB a nível nacional o que vai se refletir no Amazonas. A mudança do PSOL pelo PCdoB pode também ter tido como plano de fundo as negociações para a composição da chapa para concorrer a deputado federal e estadual.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontra com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022