fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Após criticar Petrobras, Bolsonaro troca ministro de Minas e Energia

Bento Albuquerque deixou o cargo, a pedido, e Adolfo Sachsida, servidor de carreira do Ipea, assumiu o comando do ministério. Exoneração está publicada no Diário Oficial.

11 de maio de 2022

Compartilhe

Bento Albuquerque (à esquerda) deixou o cargo e Adolfo Sachsida (à direita), servidor de carreira do Ipea, assumiu o comando do ministério. (Fotos: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. Adolfo Sachsida, servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), assume no lugar de Bento Albuquerque. A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta.

Bento Albuquerque saiu do cargo, a pedido. O decreto com a exoneração, assinado por Bolsonaro, está publicado no Diário Oficial da União de hoje (11).

Para o lugar de Bento Albuquerque, o presidente nomeou Adolfo Sachsida, que ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia. Sachsida é aliado do ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Currículo

Sachsida é doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele também é advogado, especializado em Direito tributário.

Em seu perfil no Twitter, Sachsida agradeceu ao presidente pela “confiança” e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. E também citou o o ex-ministro Bento Albuquerque “pelo trabalho em prol do país”. “Com muito trabalho e dedicação espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu, na rede social.

Com informações da Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

26 de maio de 2022

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022