terça-feira, 16 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Após 30 anos de exploração de gás, CMM enfim propõe GNV nos ônibus

De acordo com o projeto de autoria do vereador Marcio Tavares (Republicanos), toda a frota de transportes da administração municipal deverá ser adequada até 2025.
COMPARTILHE
GNV

Após mais de trinta anos do início da exploração de Gás Natural no Amazonas, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu, enfim, propor a utilização do GNV (Gás Natural Veicular) nos veículos públicos, incluindo a frota do transporte coletivo.

A propositura do vereador Marcio Tavares (Republicanos) projeta a adequação de toda frota tantos dos ônibus, quanto dos veículos utilizados pela prefeitura para transporte no geral, até 2025 e deve diminuir a emissão de gases poluentes e os gastos públicos com combustíveis.

“Esse projeto também deverá abranger a frota de ônibus. A Scania [Brasil] falou em um economia de 20% em comparação ao Diesel. Significa dizer que para uma frota de 1 mil veículos a economia seria de quase um milhão nos carros da prefeitura. Em relação aos ônibus, em tornos de 1,6 mil veículos da nossa cidade e economia seria de quase 1,5 milhão ao mês”, explicou Tavares.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU, informou que aguarda a aprovação do projeto de Lei do vereador, para então tomar as providências necessárias para adequação, se for o caso. “Por enquanto o Instituto não se posiciona a respeito de projetos que estão ainda em tramitação”, disse o órgão em nota.

A proposta segue para as comissões da CMM. Atualmente, o Amazonas possui a maior bacia de exploração de gás natural terrestre no Brasil. Com a nova regulamentação da Lei do Gás em nível estadual, a estimativa é que a arrecadação do setor possa render R$ 10 trilhões em 10 anos.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

COMPARTILHE
POLÊMICA DA HORA