fbpx

domingo, 01 de agosto de 2021

Antigoverno e antioposição: bloco independente é ampliado na Aleam

Deputados que não se posicionam contra e nem a favor do Governo estão em número cada vez maior na Aleam e o comportamento apático do parlamento trava trabalhos da Casa.

9 de julho de 2021

Compartilhe

Sob presidência de Roberto Cidade (PV), são poucos os projetos relevantes aprovados no primeiro semestre de 2021 (Foto: Alberto Cesar Araujo/Aleam)

A postura, no mínimo incomum dos deputados independentes, tem colaborado para travar projetos de autoria do Governo do Estado e também desautorizar os discursos da oposição na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A mudança de posicionamento ficou evidente desde a oitiva do deputado Fausto Júnior (MDB) à CPI da Covid-19, no Senado.

O próprio Fausto deixou claro, em seu primeiro discurso após retorno de Brasília, a clara desavença com os opositores ao Governo, os deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos.

A mesa diretora também fez pouco caso das falas dos parlamentares nos últimos dias, deixando clara a postura após a derrubada da proposta de uma nova CPI para investigar supostos casos de corrupção na pandemia. Até o tempo a mais concedido para o discursos de ambos têm sido reduzido.

Desde o dia 29 de junho, nenhuma das mensagens enviadas pelo Governo andou nas comissões da Casa. A última matéria proposta pelo Estado que entrou na pauta dos parlamentares tratava sobre o reajuste do auxílio a servidores públicos com aposentadoria incompatível ao trabalho em consequência de doença infectocontagiosas.

Base governista inerte

O Governo sempre foi reconhecido pela forte bancada na Aleam. Porém, desde a licença da líder Joana D’arc (PL) e o afastamento de Alessandra Câmpelo (MDB) para que ela assumisse a Secretaria de Assistência Social (Seas), não há voz enfática no Legislativo em defesa da gestão de Wilson Lima (PSC), nem mesmo o seu vice-líder na Casa, o deputado Saullo Vianna (PTB), que raramente pede a palavra durante as sessões.

Sete mensagens ainda continuam sem respostas dos deputados. Duas delas tem grande relevância para a gestão estadual. A última a ser submetida buscava dar continuidade ao período de calamidade pública no Amazonas. Com isso, seria proibido, por exemplo, que as concessionárias de energia elétrica e água efetuassem cortes no serviço e, a outra, permitira que o Governo Federal direcionasse mais recursos ao Estado.

Em outro projeto, o governador pedia urgência no pedido de autorização de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto ao Banco do Brasil, mas a imediata tramitação na Aleam não ocorreu e a pauta está travada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguardando parecer desde o dia 29 de janeiro.

Desde a parada na aprovação dos projetos do Executivo, os deputados já realizaram duas Ordens do Dia e, em todas, reprovou ao menos um veto do governador à propostas indicadas pelo Legislativo.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Presidente diz que eleição sem voto impresso será ‘farsa’ inaceitável

Presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste sábado de 'motociata' em Presidente Prudente, criticou a urna eletrônica e ameaçou não aceitar o resultado da eleição.

31 de julho de 2021

Wilson celebra o ritmo da vacinação da população em 53 municípios

Governador Wilson Lima comemorou que o avanço da vacinação permitiu que 53 municípios já tenham vacinado ou estejam vacinando toda a população adulta alvo do PNI.

31 de julho de 2021

Vice do TRE-AM critica Bolsonaro e alerta para ‘clima de guerra’

Desembargador Jorge Lins falou ao RealTime1 sobre as acusações do presidente de eleições fraudadas e o clima de intranquilidade que elas trazem a paz social no País.

31 de julho de 2021

Pazuelo mentiu sobre o TrateCov na CPI, atesta análise do TCU

Conclusão dos técnicos do TCU desmente argumento apresentado pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI da Covid de que a plataforma teria sido adulterada por hackers.

31 de julho de 2021

PF deve retomar investigação sobre interferência de Bolsonaro

Decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Inquérito apura se o presidente tentou interferir na Polícia Federal, buscando proteger os filhos.

31 de julho de 2021

Bolsonaristas promovem manifestação em apoio ao voto impresso

Grupo Conservador Amazonas espera reunir, neste domingo, na avenida das Torres, apoiadores da proposta defendida pelo presidente em transmissão ao vivo nesta quinta-feira.

31 de julho de 2021

CPI vai analisar 28 requerimentos que envolvem amazonenses

Destaque na lista de requerimentos, está o pedido contra o deputado estadual Fausto Júnior (MDB), a mãe dele, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins.

31 de julho de 2021

MPAM recomenda exoneração de 35 servidores públicos em Itapiranga

A recomendação é dirigida à prefeita, ao presidente da Câmara Municipal e a agentes que detenham a atribuição de nomear e de exonerar ocupantes de cargos comissionados.

30 de julho de 2021