fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Zé Ricardo e Amom avaliam pesquisa de intenção de votos para a Câmara

Os nomes dos parlamentares foram os mais citados pelos eleitores em levantamento feito par medir a intenção de votos para a Câmara Federal.

15 de setembro de 2021

Compartilhe

Apesar de liderarem a pesquisa, ambos não deram certeza sobre suas candidaturas à Câmara Federal (Foto: Reprodução)

Das oito vagas do Amazonas na Câmara Federal nas eleições do ano que vem, pelo menos duas podem ter ocupantes garantidos sem muito esforço. É o que mostrou a pesquisa pré-eleitoral da Perspectiva Mercado e Opinião divulgada nesta terça-feira (14). Dos 24 nomes que aparecem na lista, o atual deputado Zé Ricardo (PT) surge como o preferido, com o vereador mais jovem do parlamento municipal manauara, Amon Mandel (sem partido), em segundo lugar.

Procurado pelo Real Time1, o deputado Zé Ricardo (PT) não deu certeza sobre seu futuro político para 2022, afirmando que o Partido dos Trabalhadores (PT) deverá bater o martelo assim que a nova legislação eleitoral estiver definida.

O ”homem da Kombi” aparece também em um outro levantamento realizado por um instituto de pesquisa disputando o cargo de governador. Zé Ricardo obtém 15% das intenções de voto, empatado em segundo lugar com o governador Wilson Lima (PSC). Neste levantamento, o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) aparece como favorito, com 28%.

”Como eu fui candidato a governador (em 2017) e prefeito (em 2020), é natural que meu nome apareça nas pesquisas, mas por enquanto não está tendo debate interno no partido. A gente está esperando terminar todo processo [da votação no novo código eleitoral], a partir daí o PT vai poder fazer uma discussão mais efetiva”, diz Zé Ricardo.

Zé Ricardo fortalece bancada do PT

Zé Ricardo declarou que a estratégia do PT é cuidar do fortalecimento das bancadas. ”O ex-presidente Lula já disse que é importante fortalecer a bancada do PT no Congresso, principalmente na Câmara, mas a nossa prioridade numero 1 é para presidente”, diz.

Apesar disso, Zé Ricardo informou ao RealTime1, que está aberto a mudanças, não descarta a possibilidade de reeleição na Câmara, mas que precisa aguardar essa definição do partido, que pode decidir indicá-lo para concorrer ao governo do estado.

De Manaus para Brasília, será?

Procurado pelo Real Time1, o vereador Amom se pronunciou por meio de um áudio. O jovem parlamentar disse estar surpreso com a repercussão de seu nome para uma vaga em Brasília. No entanto, destacou que a prioridade agora é outra.

”Eu fico muito honrado de ter o nome citado nessa pesquisa, mas hoje o meu trabalho é focar no exercício do meu mandato de vereador. Eu quero sempre continuar exercendo um bom papel de fiscalizador pautado pela ética e pela transparência, esse é meu foco’, disse.

A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 13 de setembro com 1.800 eleitores de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Maués, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e Tabatinga.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson e Queiroga participam de mobilização contra Covid-19 em Manaus

Mobilização de ações contra a Covid-19, com a vacinação e a testagem da população em larga escala, acontecem simultaneamente nos sete estados da região Norte neste sábado.

21 de janeiro de 2022

Carol Braz e Luiz Castro dão primeiro passo na disputa por Governo e Senado

Carol desfiliou-se do PSC para disputar o governo do Amazonas pelo PDT, enquanto Luiz deixou a Rede para tentar pela segunda vez chegar ao Senado Federal.

21 de janeiro de 2022

Prefeito de Parintins, Bi Garcia revela que testou positivo para Covid-19

Nas redes sociais o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, revelou que sentiu sintomas leves na noite desta quinta-feira e resolveu fazer um exame que confirmou a doença.

21 de janeiro de 2022

Bolsonaro chega ao velório da mãe, que morreu aos 94 anos em São Paulo

Olinda, que sofria com Alzheimer, morreu aos 94 anos na madrugada desta sexta. Ela estava internada em um hospital de São Paulo e a causa da morte não foi divulgada.

21 de janeiro de 2022

Lula segue na liderança do primeiro turno com 42%; Bolsonaro tem 28%

Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos demais candidatos.

21 de janeiro de 2022

TRE autoriza desfiliação de Marcelo Ramos do Partido Liberal

Marcelo Ramos confirmou que a partir de agora está formalmente fora do PL. O vice-presidente da Câmara Federal afirmou que deve anunciar um novo partido em breve.

21 de janeiro de 2022

MPAM expede recomendação contra nepotismo na Prefeitura de Canutama

Promotoria do MPAM de Canutama recomendou que o Município exonere agentes públicos que tenham algum parentesco com o prefeito e o vice-prefeito, em até 30 dias.

21 de janeiro de 2022

Partido de Bolsonaro tem de Tiririca a líder da bala no Congresso

Além de um numeroso grupo de candidatos leais a Bolsonaro e alinhados ao ideário do atual presidente, o PL deve chamar a atenção durante as eleições pela composição eclética.

21 de janeiro de 2022