quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Amazônia Conectada dá novo salto até o fim do ano, afirma general

Comandante Militar da Amazônia abre série de entrevistas da TV RealTime1 revelando que rede de fibra óptica que levará internet ao interior chegará a São Gabriel e Tabatinga.
COMPARTILHE
Amazônia conectada

O Comandante Militar da Amazônia, Estevam Theophilo, estima que o projeto Amazônia Conectada, que leva cabos de fibra óptica com rede de internet aos municípios do interior, está 50% concluído e até o final do ano deverá alcançar São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, e Tabatinga, no Alto Solimões. A estimativa está na entrevista que o General de Exército concedeu à TV RealTime1.

Theophilo revelou que a rede de cabos chegou aos municípios de Barcelos, no rio Negro, e Tefé, no Solimões. A próxima fase do Amazônia Conectada será a extensão até os municípios mais distantes destas calhas de rio e deverá estar concluída até o fim do ano. “Este projeto, é bom lembrar, não é só para o Exército. Hospitais, como o de Novo Airão, e escolas usam a rede também para atividades, como telemedicina, pois nossa região é carente deste tipo de comunicação”, explica Theophilo, acrescentando que nessa semana terá reuniões com o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército para tratar das obras necessárias para a realização da nova fase.

Na entrevista concedida a TV RealTime1, o general também revelou detalhes da nova fase da Operação Amazônia, que começa nesta semana, se constitui no maior exercício de treinamento realizado pelo Exército brasileiro e foi totalmente planejado e executado pelo Comando Militar da Amazônia.

Em outro momento da entrevista, Estevam Theophilo deu detalhes do trabalho dos militares no combate a crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas, armas e pessoas, e as ações do CMA na proteção de populações vulneráveis dentro da região.

Confira a entrevista na íntegra:

Texto: Gerson Severo Dantas

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Leia mais:

COMPARTILHE