O título de “Cidadão Amazonense” concedido ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) não deve ser retirado pelos paramentares, conforme apuração do RealTime1.
Na manhã desta sexta-feira (21), por meio do Twitter, o deputado federal Zé Ricardo questionou se a Casa deveria manter a comenda ao chefe do Poder Executivo Federal após ameaças feitas à Zona Franca de Manaus (ZFM) na tentativa de intimidar o trabalho dos senadores amazonenses Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) na CPI da Covid.
Autor da proposta, o deputado Delegado Péricles (PSL) negou que o presidente tenha ameaçado a ZFM e disse que houve descontextualizarão da frase dita na live presidencial. Péricles também aproveitou a oportunidade para atacar o ex-presidente Lula, de quem tentou retirar a mesma horaria por meio de um Projeto de Lei no ano passado.
“Precisamos revogar o título de corruptos. Criminoso é quem levou nosso país ao caos e roubou milhões em detrimento do desenvolvimento, do bem da população. Se esse título tem sido mantido, por que o do presidente que tem lutado pra manter a Zona Franca em nosso estado tem de ser tirado? É retirar um comentário de contexto para uso político. Isso é absurdo”, vociferou Péricles.
Serafim repudiou
Único a votar contra a o projeto, o deputado Serafim Correia (PSB) não citou a possibilidade de pedir a revogação da honraria, mas repudiou a fala do presidente aos congressistas amazonenses. Para ele, Bolsonaro é contra o interesses da Amazônia e deve ser julgado internacionalmente pela culpa das mais de 400 mil mortes em decorrência da Covid-19.
“Isso vai fazer com que ele seja julgado no Tribunal Internacional de Haia, no tribunal da história. Ele pode até não ser julgado nos nossos tribunais de hoje, mas no da história ele não vai escapar. E aí ele partiu para o desespero, para a ameaça”, disse Serafim.
Dermilson diz que avisou…
Já o deputado Dermilson Chagas (Podemos), que se absteve do voto durante a sessão para aprovação do título usando a justificativa de que o comportamento ‘paulista’ do presidente não permitia que ele fosse amazonense por ir contra a ZFM, disse que não adiantou nada entregar a comenda.
Isto porque, na votação, alguns parlamentares haviam justificado que a honraria aproximaria o Bolsonaro das pautas da região.
“O que mudou? Nada. Eu falei isso lá atrás. O presidente tem que ser um diplomata. Tem que ser um juiz, um mediador. Uma pessoa que tem equilíbrio e pensa no povo de uma forma geral […]. Eu acho que ele foi muito infeliz com a sua colocação. Ele simplesmente se comportou como se o presidente fosse um paulista que tem raiva da ZFM, tem raiva do Norte e que não enxerga o sofrimento que passamos aqui”, destacou Chagas.
Texto: Giovanna Marinho
Leia Mais: