fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Ações do titular da Seminf podem ser caracterizada como autopromoção

O presidente do Comitê de Combate à Corrupção, advogado Carlos Santiago avalia que se o Ministério Público for provocado, o secretário pode responder por improbidade.

2 de maio de 2022

Compartilhe

A tentativa do secretário de conectar a imagem pessoal aos feitos da secretaria de obras pode configurar rompimento da impessoalidade da administração pública (Foto: Divulgação)

Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Obras (Seminf), o secretário Renato Júnior passou a trabalhar a imagem pessoal nas redes sociais em cima das realizações da pasta comandada por ele há apenas um mês.

A tentativa do secretário de conectar a imagem pessoal aos feitos da secretaria de obras pode configurar rompimento da impessoalidade da administração pública, além de configurar possível crime de improbidade administrativa.

O secretário já vem colhendo frutos da vida de ‘influencer digital’. Na última quarta-feira (27), por exemplo, Renato Júnior comemorou a marca de 14 mil seguidores alcançados no Instagram.

Ao comemorar, citando o lema do personagem Buzz Lightyear da animação Toy Story, o secretário compartilhou uma peça em que ele aparece operando rolo compressor e emendou: “É meus amigos, estou levando a sério mesmo esse negócio de ir ao infinito e além”.

Para o coordenador do Comitê de Combate à Corrupção do Amazonas, o advogado e cientista político Carlos Santiago, o secretário pode estar rompendo o princípio constitucional da impessoalidade.

Carlos Santiago explica que a publicidade governamental não deve ser usada para autopromoção. Segundo ele, se o Ministério Público for provocado, o secretário poderá responder por improbidade administrativa.

“Se o secretário estiver usando equipe da Secretaria de Comunicação paga com dinheiro público para alimentar a sua rede pessoal com filmagens, fotografias de eventos (…) também poderá está incorrendo em ilegalidade. Por isso, tem que ficar bem claro o que é pessoal e o que é público”, advertiu Santiago.

Na semana passada, o perfil oficial da Seminf compartilhou uma publicação pessoal do secretário na qual ele visita a conclusão das obras de reparo na Avenida Humberto Calderaro. No vídeo, Renato brinca: “A gestão do prefeito David é assim e como disse o Buzz Lightyear ‘vamos ao infinito e além'”.

A reportagem ligou para o secretário no número 9299256-XXXX, mas ele não atendeu a ligação. O RealTime1 perguntou tanto da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) quanto da Seminf) quem administra os perfis do secretário, mas ainda não obteve respostas.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontra com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022