Após o RealTime1 noticiar que o Democracia Cristã (DC) no Amazonas oficializou chapa à Câmara Federal sem candidaturas femininas, o presidente estadual da sigla, Cícero Alencar, disse que novos nomes serão registrados para disputa ao pleito deste ano.
Conforme a ata da convenção partidária, registrada na Justiça Eleitoral, todas as três candidaturas a deputado federal são de homens. Dos 24 postulantes à Assembleia Legislativa do Amazonas, somente sete são mulheres.
Cada partido deve destinar o mínimo de 30% de candidaturas de mulheres em cargos proporcionais em disputa, prevista no § 3º do artigo 10 da Lei 9.504/97 (Lei Eleitoral).
O dirigente partidário afirmou que a sigla irá enviar para Justiça Eleitoral, nesta semana, o registro de duas candidatas a deputada federal e uma a estadual. Cícero Alencar disse que o DC já tinha as pré-candidatas, mas não foi oficializado por ausência de “alguns dados”.
Caso seja efetuado as novas candidaturas, a sigla disputará o pleito com cinco candidatos a deputado federal e 25 a estadual.
Os partidos, federações e coligações tem até o dia 15 de agosto como a data-limite para o registro de candidatas e candidatos as eleições de outubro.
Texto: Larissa Cavalcante
Leia Mais: