quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

SAÚDE EM PAUTA

'Palanque Médico' irá sugerir propostas para candidatos a vereadores e prefeitos

Agenda de pautas e reivindicações do Sindicato dos Médicos do Amazonas será apresentada no segundo semestre
COMPARTILHE
Imagem ilustrativa de um profissional médico
Categoria dos Médicos pretende ouvir candidatos a vereador e prefeito de Manaus. (Arquivo)

O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) vai promover no segundo semestre o “Palanque Médico”, um conjunto de questionamentos aos candidatos a prefeito de Manaus e de municípios do interior.

É algo que fazemos desde 2014 e onde colocamos nossas pautas e sugestões para os candidatos“, disse, nesta quinta-feira (13), o presidente da entidade, Mario Viana.

“Vamos apresentar nossas pautas aos candidatos a vereador e também a prefeito de Manaus e de municípios do interior, sendo que naturalmente essas pautas tratarão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos municípios, que em muitos lugares não estão sendo cumpridas”, explicou o médico.

Dos itens do PCCS que mais importam para o Simeam estão os que tratam das promoções e o cumprimento da data-base para negociação dos reajustes anuais de salários, que segundo Mário Viana não estavam sendo cumpridos. “Isso tem sido acertado nos municípios com alguma dificuldade“, atesta Viana.

O dirigente também destaca que o “Palanque” é uma oportunidade para o candidato expor à categoria quais são seus planos e plataforma de trabalho para o setor de saúde do município, sempre uma das áreas mais sensíveis para a administração pública

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

É nesse momento que as questões pertinentes aos municípios vão ser tratadas de forma individualizada com o candidato. Inclusive, nesta quinta-feira (13) estamos iniciando um Congresso para tratar de soluções para o atendimento a saúde das populações dos municípios do interior e da zona de fronteira“, explica.

Médicos têm forte influência na política amazonense

A categoria dos médicos é uma das mais politizadas e que mais influem na vida política de Manaus, sempre tendo um ou mais representantes nas Casas Legislativas. É o caso do vereador Isaac Tayah (MDB) e até mesmo Glória Carrate, que apesar de não ser médica sempre vence as eleições embalada pela força de uma fundação dirigida pelo marido dela, o ex-deputado e médico Miguel Carrate.

Na Assembleia Legislativa do Estado a bancada dos médicos é ainda maior, contando atualmente com os deputados Doutor Gomes (Podemos), Doutor George Lins (União Brasil) e Doutra Mayara (Republicanos).

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE