quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Os candidatos e as redes sociais – Parte 3

COMPARTILHE
Gilson Gil é sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Desta vez, observamos a semana entre 19 e 25 de agosto. Cada candidato seguiu um caminho, mostrando que estão seguindo estratégias planejadas.

David Almeida – exibiu sua trajetória de vida, inclusive, colocando amigos para falar sobre ele. Mostrou caminhada no Morro da Liberdade. Acompanhou obras na rua Acará, na UBS do Morro da Liberdade e no conjunto Tocantins. Falou do pai, da morte da mãe, da filha e da neta, com depoimentos de outras pessoas. Louvou o sábado, correu na Bemol Run, homenageou feirantes e disse para o eleitor separa quem trabalha de quem apenas promete e nunca fez nada por Manaus. Afirmou que a religião é a base de sua vida e da política, tomou café na feira do Japiim, conversou com o vice sobre obras, mostrou seu cotidiano no domingo, seus jingles de campanha e o adesivaço que fez no Morro da Liberdade.

Amom Mandel – provocou David e Cidade, fazendo perguntas previamente para o debate na TV Norte. Criticou a corrupção na prefeitura, ressaltando os casos da sogra e da noiva do prefeito serem acusadas de receberem dinheiro de empresas com contratos municipais. Fez várias postagens mostrando, rapidamente, ideias para saúde, segurança, meio ambiente e infraestrutura. Comprovou, em entrevista, que fez a denúncia à Polícia Federal sobre corrupção. Chamou para adesivaço. Falou do projeto para segurança do celular. Em reunião com o povo, disse que a prefeitura deve assumir suas responsabilidades. Afirmou que seu propósito é dar uma vida nova para Manaus e que grande parte dos problemas vêm da corrupção. Faz vídeo dizendo que é diferente, por isso, não pensam nele como prefeito. Disse, para Ronaldo Tiradentes, que vai derrotar o candidato de Eduardo Braga, que é David. Cita jornal O Globo, que mencionou seu plano de governo de 620 páginas. Falou que vai recolher e reciclar lixo de campanha dos outros candidatos. Aprovou projeto na Câmara sobre estudantes autistas em intercâmbio.

Capitão Alberto – fez várias postagens mostrando Bolsonaro e a vice, falando em choque de ordem e de gestão. Afirmou que dará segurança aos ônibus, com câmeras de identificação facial. Criticou David pela insegurança na cidade, em especial, nos ônibus, no comércio e no Viver Melhor. Mostrou caminhadas, acentuando seu jingle e o slogan “Deus, pátria, família e liberdade”. Exibiu pesquisa em que estaria em segundo lugar. Caminhou no Manoa, Grande Vitória, Compensa, Santo Agostinho e Coroado. Falou que fará concurso para mil guardas municipais e reclamou que David gasta mais em propaganda e tintas do que em segurança. Pediu o impeachment de Alexandre Morais. Fez postagens sobre seu adesivaço, no qual não paga nada a quem coloca o adesivo. Mostrou vídeo de Bolsonaro falando que virá a Manaus em setembro. Postou suas 6 leis mais importantes na Câmara. Elogiou o Dia do Soldado e apresentou sua rotina diária de campanha.

Marcelo Ramos – fez muitas postagens mostrando seus cartazes, cores e slogans de campanha. Pediu para baixarem as figuras do app e seu plano de governo e para fazerem parte de sua comunidade no WhatsApp. Criticou David porque 18% da cidade não têm cobertura das UBSs. Afirmou que fará 100%, com ajuda de Lula. Elogiou o Dia da Infância e falou que fará o “Pezinho de Meia”. Disse que ele e Lula possuem projetos e missões semelhantes. Critica a Manaus “mais ou menos”, dizendo que nos acostumamos aos problemas. Afirmou que irá fazer Manaus progredir. Mostrou reunião da esquerda, dizendo que é a mistura da unidade com a diversidade. Fez reunião com professores e pesquisadores, para falar sobre Lei de Informática. Exibiu entrevista na qual falou de ideias para pessoas em situação de rua. Também falou de mobilidade e da prioridade para as pessoas. Fez caminhada na Betânia e reclamou que David não citou suas emendas para ajudar Manaus. Ele e o vice falam de Manaus e Lula. Postou as 13 razões para votarem nele. Ressaltou, em várias postagens, sua experiência, competência, gratidão por Manaus e seus projetos.

Roberto Cidade – Mostrou caminhadas com o povo. Exibiu sua trajetória de vida, com depoimentos. Responde sobre saúde, dizendo que fará 12 UPAs. Critica David pelos terminais ruins e por não ver os problemas de Manaus. Postou os jingles, que falam muito das tintas e dos gastos da prefeitura. Fez postagens sobre seu cotidiano, especialmente tomando café nas ruas. Reclamou que David quis censurar, e não conseguiu, seu slogan “Bora mudar Manaus”. Anunciou o Auxílio Municipal Permanente. Criticou Amom por imitar vídeos de outra cidade (Copiamom). Fez muitas postagens exibindo o povo, as caminhadas, adesivaços e jingles. Prometeu Fundeb para professores.

Wilker Barreto – mostrou sua agenda diariamente. Ensinou como baixas figuras da campanha. Fez TBT de sua atuação na ALEAM. Promoveu um adesivaço. Exibiu as razões de querer ser prefeito. Acentuou sua experiência em gestão, tanto como vereador como deputado. Várias postagens com seu jingle, um piseiro. Criticou as pesquisas, em especial, da Pontual.

Gilberto Vasconcelos – mostrou a festa de lançamento da candidatura. Ressaltou que é contra os bilionários e criticou o capitalismo, falando que Manaus é governada pelo ricos. Criticou a educação municipal, falando que os Conselhos Populares farão a gestão das escolas. Critica a prefeitura pela insegurança. Reclamou que segurança não se limita a armar a guarda municipal. Falou que a prefeitura pode ajudar de outras formas, como iluminação e restauração de praças. Exibiu favelas e palafitas, reclamando que Manaus é rica, mas os trabalhadores vivem mal e são pobres. Postou o beco do Macedo e mostrou seu abandono.

Cada um seguiu um rumo. David continua seu caminho, com obras, religião, família e caminhadas. Cidade mostra muito o povo e ainda fala de sua vida, embora tenha omitido o governador. Amom luta contra a corrupção, falando que é diferente e que seu programa é o maior e melhor de todos. O capitão mostrou muito Bolsonaro e enfatiza bem a segurança e o choque de ordem. Marcelo voltou a falar de Lula e apresentou algumas ideias, além de mostrar seus apoios na esquerda. Wilker falou de sua experiência e Gilberto criticou o capitalismo e os bilionários.

São sete perfis distintos e que estão se distanciando cada vez mais. Cada um perseguindo suas metas e seguindo possíveis estratégias eleitorais.

COMPARTILHE