O Brasil vive, inegavelmente, um momento de efervescência e renovação. Após anos estranhos, a retomada democrática parece se consolidar, pavimentando o caminho para um novo ciclo de prosperidade.
Os indicadores econômicos confirmam essa virada: as reservas internacionais seguem robustas, o salário mínimo ganha poder de compra e o nível de emprego e renda volta a crescer e bater recordes.
O otimismo sentido na base da pirâmide reflete a estabilidade e a crença no futuro do país.
Em meu sentir, essa onda de confiança transborda para a cultura e para as artes. O avivamento do cinema nacional nos últimos três anos provou ser um fenômeno consistente.
O ano de 2025 solidificou a força da produção nacional para além da histórica estatueta do Oscar de Melhor Filme Internacional com ‘Ainda Estou Aqui’.
Essa premiação de Hollywood foi precedida e seguida por uma série de reconhecimentos em outros importantes palcos globais: o Festival de Berlim agraciou ‘O Último Azul’ com o Urso de Prata, e o Festival de Cannes premiou ‘O Agente Secreto’ com Melhor Ator e Melhor Direção, sinalizando um vigor criativo distribuído por diversos gêneros e temáticas.
Nesse cenário de “Brasil que volta”, o potencial Prêmio Nobel de Literatura para Milton Hatoum — o inquestionável mestre amazonense, cotado nas bolsas de apostas internacionais (por mais inusitadas que sejam essas fontes) — foi o coroamento simbólico dessa fase esperançosa.
O aparecimento do nome de Hatoum não é apenas um resplendor individual, embora também o seja, mas parte do caminhar de uma nação que redescobre a força de sua identidade, da sua literatura e da sua voz no mundo.
Trazer ou não trazer o Nobel, é apenas um detalhe. A mera possibilidade já é uma espécie de metáfora da nossa própria história de despertar e de renascer.
O Brasil, que canta a sua aldeia com a força da Amazônia em suas páginas, se lança como uma potência cultural e ética, confirmando que a esperança não apenas venceu, mas se apresenta para reescrever o futuro em capítulos mais felizes.