Dos três representantes do Amazonas no Senado Federal, apenas o senador Omar Aziz (PSD) vai assumir a presidência de uma comissão nesta nova legislatura. Eleito por unanimidade na tarde desta quarta-feira (08), após protesto do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Omar Aziz é o novo presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).
Os senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB), líder do MDB no Senado, não terão posição de comando em nenhuma das 14 comissões permanentes, por onde os projetos tramitam antes de votações.
A Comissão presidida por Omar Aziz tem potencial de ganhar visibilidade nacional porque tem a missão de acompanhar os atos do Poder Executivo, atuando em casos de irregularidades ou extravio de valores e bens que resultem em prejuízo aos cofres públicos.
Dentro do escopo da comissão, o parlamentar poderá contribuir com o estudo, elaboração e proposição de normas e medidas voltadas à melhoria das relações de mercado, em especial as que envolvem fornecedores e consumidores.
“A Comissão de Transparência tem como principal competência avaliar a eficácia, eficiência e viabilidade econômica dos projetos e programas de governo, em âmbito nacional e regional. Essa responsabilidade da comissão tem um impacto direto na vida das pessoas, que estão cada vez mais vigilantes com os mecanismos de transparência dos gastos públicos”, explicou Omar.
O Senado possui 14 comissões permanentes, divididas pelos principais temas que movimentam a sociedade e delimitam os projetos de leis apresentados no Congresso. São as comissões que produzem relatórios e pareceres técnicos que orientam a votação das propostas e embasam o debate público.
Veja quem vai presidir as comissões no Senado
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania: Davi Alcolumbre (União-AP)
Comissão de Infraestrutura: Confúcio Moura (MDB-RO)
Comissão de Agricultura (CRA): Soraya Thronicke (UNIÃO-MS)
Comissão de Segurança Pública: Sérgio Petecão (PSD-AC)
Comissão de Assuntos Sociais: Humberto Costa (PT-PE)
Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação: Carlos Viana
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo: Marcelo Castro (MDB-PI)
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional: Renan Calheiros (MDB-AL)
Comissão de Educação: Flavio Anrs
Comissão de Assuntos Econômicos: Vanderlan Caroso (PSD-GO)
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH): Paulo Paim (PT-RS)
Comissão de Meio Ambiente: Leila Barros
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor: Omar Aziz (PSD-AM)
Da Redação
Leia mais: