sexta-feira, 12 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Omar Aziz defende a criação de Polícia Hidroviária para combater criminosos

O parlamentar também informou que está trabalhando para que Manaus tenha um porto de passageiros que atenda de maneira digna a população do interior do Amazonas.
COMPARTILHE
omar aziz
O Parlamentar dará prioridade e celeridade ao projeto. (Foto/ Divulgação)

Preocupado com a segurança dos mais de dois milhões de passageiros que navegam pelos rios do Amazonas anualmente, o senador Omar Aziz (PSD-AM) defende uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a criação de uma Polícia Hidroviária Federal para combater a criminalidade pelos rios do País.

Para o líder da Bancada Federal do Amazonas, os constantes ataques de piratas a embarcações pelo interior do Estado, além do narcotráfico nas regiões de fronteira e a mineração ilegal, são motivos suficientes para a criação de uma força policial especializada.

“Já entrei com um projeto na semana passada e vou conversar com o ministro da Justiça (Flávio Dino) sobre a necessidade de termos uma Polícia Hidroviária Federal. Hoje já temos tecnologia de ponta para identificar e enfrentar o narcotráfico e outras atividades ilegais nos rios. Isso tem um custo, mas esse custo vai beneficiar uma população que precisa de segurança nos nossos rios. A Polícia Civil e Militar atualmente não tem estrutura para cuidar dos nossos rios”, adiantou Omar.

O tema da violência nos rios do Amazonas voltou a ser pauta esta semana após o relato de tripulantes de uma embarcação que teriam confundido o pedido de parada por agentes da Polícia Federal com a ação de piratas, no município de Barcelos. A PF negou o caso, em nota.

“Temos muitos relatos de famílias que saem para praias aqui perto de Manaus mesmo e são interceptadas por bandidos. Se tem uma Polícia Rodoviária, tem que ter uma polícia hidroviária. As duas principais rodovias que dão acesso a outros estados estão intrafegáveis. Nossas estradas são os nossos rios e hoje não há quem chamar nesses casos para se atender com rapidez”, destacou Omar.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O parlamentar também informou que está trabalhando para que Manaus tenha um porto de passageiros que atenda de maneira digna a população do interior do Amazonas.

“Nós temos uma condição precária no porto de embarque e desembarque de passageiros na Manaus Moderna. É minha obrigação dar visibilidade para esse e outros problemas que a Amazônia tem e ir em busca das soluções. Se o Brasil e o mundo querem que a Amazônia seja um celeiro da preservação, é preciso também dar segurança para a navegação das pessoas que vivem e ajudam a proteger a floresta”, completou Omar.

Leia Mais:

COMPARTILHE