A Associação de Cineclubistas e Documentaristas do Amazonas (ACDA) e a Maroaga Cultural desenvolvem o projeto “Filme Escola Coari”, com o objetivo de incentivar produção audiovisual no interior do Amazonas.
As aulas práticas e teóricas são divididas em três módulos (como Roteiro, Produção Audiovisual e Captação e Edição) e são ministradas pelos cineastas Rafael Ramos, Heraldo Daniel e Fernando Crispim.
O projeto visa capacitar os comunitários para produzir um longa-metragem documentário, de forma colaborativa, utilizando técnicas de filmagem: roteiro, produção, fotografia, edição e pesquisa, com foco em contar a história do município, incluindo causos, lendas e pesquisa oral com os mais antigos habitantes.
Além do longa, o projeto produzirá três curtas de cinema documentário, produzidos pelo núcleo de audiovisual de Coari, capacitando os alunos e proporcionando o resgate da história e cultura do município, além de contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual no interior do Amazonas.
Ao longo do primeiro módulo será apresentado um roteiro colaborativo intitulado A rainha do Solimões. “O roteiro faz uma viagem ao passado, presente e futuro de Coari”, afirma o presidente da Associação de Cineclubistas e Documentaristas do Amazonas, Heraldo Daniel.
Já o segundo módulo, Produção Audiovisual, ministrado pelo documentarista Heraldo Daniel, irá produzir o roteiro feito no módulo passado. O terceiro será de Captação e Edição de Imagens, ministrado pelo montador do filme Fernando Crispim.
O projeto já passou por várias cidades do Interior do Amazonas, tais como; São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Coari.
O projeto “Filme Escola Coari” terá a duração de três semanas, indo de 19 de agosto até 6 de setembro, totalizando 45 horas de atividades.
Com informações da assessoria