fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Redução de salários na pandemia será reavaliada no Congresso

O Projeto de Lei (PLN 02/21) que prevê a redução de salários e jornada de trabalho pela troca da manutenção dos empregos dos funcionários na pandemia retorna à discussão.

18 de abril de 2021

Compartilhe

A iniciativa, assim como no começo da pandemia visa reduzir o desemprego no país (Foto: reprodução)

O Projeto de Lei (PLN 02/21) que prevê a redução de salário e jornada de trabalho em troca da manutenção do emprego e o provimento de recursos para a manutenção de micro e pequenas empresas, será avaliado nesta segunda (19) e terça-feira (20) no Congresso Nacional.

A proposta modifica a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para dispensar o Executivo de indicar de onde vai tirar o dinheiro para cobrir essas despesas. Só após a aprovação deste texto o governo deve enviar ao Congresso medida provisória tratando do assunto.

De acordo com a LDO, para aumentar os gastos não obrigatórios, uma proposta legislativa deve indicar “medidas de compensação”. Essas medidas podem se dar por meio do corte de outras despesas ou da elevação de receitas.

O projeto será votado pelo Congresso retira essa exigência para programas de caráter temporário. Pela proposta, apenas aquelas proposições que elevam as despesas obrigatórias de caráter continuado precisam respeitar a meta fiscal.

As matérias que aumentam os gastos discricionários precisam apresentar apenas uma estimativa de impacto orçamentário-financeiro, o que é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. A apresentação de medida compensatória fica dispensada.

Informações Congresso em Foco

Leia mais:

Leia mais sobre Negócios

Governo promove atendimento do Crédito Solidário em Itamarati e Pauini

Serão disponibilizados R$ 200 mil em recursos para cada município, totalizando R$ 400 mil. O atendimento nas duas cidades será realizado das 8h30 ao meio-dia.

9 de maio de 2021

Custo da cesta básica aumenta em 15 capitais em abril, aponta Dieese

No acumulado dos quatro meses de 2021, as capitais com as maiores altas foram Curitiba (8%), Natal (4,24%), Aracaju (3,64%), João Pessoa (3,13%) e Florianópolis (3,08%).

8 de maio de 2021

Imposto de Renda: 14 milhões de pessoas ainda não enviaram declaração

Segundo a Receita Federal, número representa 56% do total de Declarações previstas para serem entregues neste ano. Prazo de entrega vai até as 23h59min59s de 31 de maio.

8 de maio de 2021

Infovia subfluvial vai levar internet ao Norte, por rios da Amazônia

Estão previstos mais de 10 mil Km de cabo de fibra óptica, o suficiente para cobrir a distância de 100 mil campos de futebol. Primeira infovia ligará Santarém a Macapá.

8 de maio de 2021

Cheia pode afetar desembarque em portos, afirma Sindarma

Apesar de o aumento no nível das águas proporcionar maior segurança durante o transporte, cheia pode prejudicar a atracação das balsas nos portos e atrasar o desembarque.

8 de maio de 2021

Produção de veículos automotores sobe no mês abril 3,8% frente a março

Este é o primeiro aumento após três quedas. No acumulado do ano, a produção de veículos cresceu em 34,2%, demonstrando uma recuperação do setor em relação ao ano anterior.

7 de maio de 2021

Wilson e David: empresários falam sobre prorrogação de incentivos fiscais à ZFM

Objetivo do governador é dar segurança jurídica às empresas e atrair novos investimentos para o PIM. Além de simplificar alguns trechos da norma atual, que vale até 2023.

7 de maio de 2021

De vilão a ‘santo’: boutique aposta na versatilidade gastronômica do ovo

A Sant'ovo dispõe em seu cardápio mais de 50 itens que tem o ovo como o principal ingrediente. Entre eles, massas a carbonara, sanduíches, doces, salgados e omeletes.

7 de maio de 2021