Números de janeiro refletem as vendas dos dois últimos meses de 2020. Sefaz diz que em fevereiro e março a queda se mantém devido restrições.
Arrecadação estadual teve queda de 1,89% em janeiro. (Foto: Reprodução)
Apesar do crescimento nominal de 2,59% na arrecadação estadual, considerando a inflação do período, a receita tributária do Amazonas, no mês de janeiro, teve queda de 1,89% em relação a janeiro de 2020.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no primeiro mês de 2021 os cofres públicos arrecadaram R$ 1,057 bilhão, enquanto em igual período do ano anterior o quantitativo foi de R$1,077 bilhão.
Conforme a Sefaz, os números de janeiro refletem as vendas dos meses de novembro e dezembro do ano anterior, período em que o comércio ainda estava aberto para o atendimento ao público. Após uma venda ser efetivada, as empresas têm até 45 dias para recolher os impostos.
O secretário da Sefaz, Alex Del Giglio, considera o resultado de janeiro como ‘bom’ e estima que nos meses de fevereiro e março o estado mantenha a linha decrescente na arrecadação em decorrência da redução da atividade econômica.
“Esse resultado de janeiro já era esperado. Para fevereiro e março esperamos uma queda, em consequência das medidas restritivas e da redução da atividade econômica. Em fevereiro estamos prevendo uma queda real, descontada a inflação (IPCA), da receita tributária, entre 5% e 8%. E em março a queda deve ser um pouco mais acentuada, aproximando-se de 10%”, disse o secretário.
Reportagem: Priscila Caldas
Leia mais: