Alta foi registrada nos 12 meses do ano passado. Segundo o IBGE, em dezembro serviços também cresceram na comparação com novembro (+3,2%) e com o dezembro de 2019 (+8,0%).
Dados do setor de serviços foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Foto: Reprodução)
Na contramão do desempenho nacional, que registrou queda de 7,8% em 2020, o setor de serviços do Amazonas teve uma ligeira alta acumulada entre janeiro e dezembro do ano passado.
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE, o segmento cresceu 0,5% no acumulado de 12 meses em 2020. O desempenho coloca o setor de serviços do Amazonas como o que obteve o melhor resultado do país, entre os 26 estados e Distrito Federal.
Da mesma forma, a receita do setor também cresceu 0,4% de janeiro a dezembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Na comparação entre dezembro e o mês imediatamente anterior (novembro), a alta para o setor de serviços do estado foi ainda maior: +3,2%.
O resultado deixa o Amazonas na nona posição entre as unidades da federação para este tipo de comparação.
No mesmo período, a receita do setor também registrou alta (4,1%).
O melhor desempenho do setor de serviços, no entanto, foi registrado na comparação entre dezembro de 2020 e o mesmo mês do ano anterior.
De acordo com os números do IBGE, no Amazonas, a alta nesta comparação foi de 8,0%, com incremento de 7,2% na receita nominal.
Reportagem: Lucas Raposo