sábado, 18 de maio de 2024

faça parte da Comunidade RT1

APERFEIÇOAMENTO

MP-AM atinge 100% de transparência após ano onde esteve entre 'piores' do ranking

Avaliação foi feita tendo como base a 5ª edição do Manual do Portal da Transparência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
COMPARTILHE
MP-AM
O procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, celebrou a conquista e destacou o empenho da instituição e o compromisso com a transparência e a eficiência do MP-AM (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está entre as 11 unidades do Ministério Público que receberam a menção “excelente” por alcançar 100% de desempenho no mapa da transparência feito pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) – órgão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) -, que avalia os portais da transparência das unidades e ramos do MP brasileiro.

O resultado, que avaliou os dados referentes ao 2º semestre de 2023, vem um ano após o MP-AM ser indicado, pelo mesmo CNMP, como uma das entidades com a transparência dentre as piores do país. O ‘rebaixamento’ se deu porque não havia a disponibilidade dos contracheques dos anos de 2018 e 2019 inteiros, o que gerou grande impacto sobre a transparência de remunerações.

Além da problemática com o detalhamento das remunerações, o MP-AM apresentou condições mínimas de acesso automatizado às informações publicizadas no site oficial.

Segundo a assessoria do MP-AM, houve um “comprometimento dos servidores” para que a conquista fosse alcançada, garantindo que haverá manutenção da eficiência e transparência da entidade.

“A excelência conquistada é fruto do comprometimento de vários setores, sob a coordenação da subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Lilian Stone. O reconhecimento do CNMP nos engrandece e nos motiva a continuarmos aperfeiçoando a transparência da instituição’, disse o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Além do Amazonas, estão entre os melhores avaliados em 525 itens, entre eles a acessibilidade e adequação às normas vigentes, as procuradorias dos estados do Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

De acordo com o conselheiro do CNMP Antônio Edílio, a análise dos portais institucionais foi realizada com “absoluto cuidado e responsabilidade, levando em consideração as regras trazidas pela Lei nº 13.709 (Lei Geral de Proteção de Dados) e pela Resolução CNMP nº 281/2023, que instituiu a Política Nacional de Proteção de Dados Pessoais no Ministério Público”.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE