Com foco no fortalecimento de modelos econômicos mais regenerativos, Manaus recebe a primeira edição do “Momento Banzeiro – Escuta & Ação”.
Aberta ao público de forma gratuita, a roda de conversas faz parte do projeto “Amazônia Viva”, ancorado pela organização “Economia de Comunhão”, que busca conectar as agendas de fé, economia sustentável e justiça climática.
Após o ‘pontapé’ na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o evento segue até esta sexta (06/10) no Espaço da Cidadania Ambiental do Manauara Shopping.
A roda de conversa conta com apresentações artísticas e painéis sobre as ações desenvolvidas pelo “Amazônia Viva” – que conta com o Sistema B-Brasil na parceria da execução e o apoio da Porticus Foundation.
Dentre as iniciativas estão o movimento “Mães Empreendedoras” (com oficinas em prol da independência financeira das mulheres) e a plataforma Amazônia Stock (www.amazoniastock.com.br), um banco de imagens socialmente consciente, dedicado a revelar a verdadeira essência da região, conforme explica a coordenadora do “Amazônia Viva”, Maria Clezia Pinto de Santana.
Segundo a gestora, enquanto o primeiro dia do “Momento Banzeiro” é voltado a ouvir as vozes de lideranças, tanto dos povos originários como da academia e das comunidades de fé (envolvendo diversas matrizes religiosas), o segundo é destinado a impulsionar para a ação.
“O foco do primeiro dia é na escuta das percepções das lideranças sobre o ponto de intersecção entre economia, fé e justiça climática. Já o segundo dia conta com exposições de iniciativas, relatos e realizações, denominadas painéis vivos, para que se tornem fonte de inspiração do público presente”, disse.
Associação Wainakana Ayukawarana, Movimento dos Focolares, Rede Eclesial Pan Amazônica-Brasil (REPAM), Iniciativa Inter-religiona pelas Florestas Tropicais (IRI), Associação Indígena Kokama Uirapuru, União dos Povos Indígenas de Coari, Comunidade Indígena Parque das Tribos e Associação de Mulheres compõem a lista de lideranças que marcam presença nesta primeira edição do evento.
Serviço
O quê: Primeira edição do “Momento Banzeiro – Escuta & Ação”
Quando: Sexta-feira (06/10), a partir de 19h15
Onde: Espaço da Cidadania Ambiental (Piso Açaí), no Manauara Shopping (Avenida Mário Ypiranga, 1300, Adrianópolis)
Inscrições: gratuitas e até a hora do evento, pelo site (https://edc.com.br/banzeiro-manaus/)
Leia Mais: