quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Ministro Barroso critica sistema eleitoral: “É muito ruim por muitos motivos”

COMPARTILHE
Ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF. (Foto: Fábio Rodrigues - Agência Brasil)
Ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF. (Foto: Fábio Rodrigues - Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, criticou o atual sistema eleitoral brasileiro e defendeu mudanças para aproximar eleitores e parlamentares.

Em palestra no Fórum VEJA Insights, em Nova York, o ministro afirmou que o modelo proporcional com lista aberta, usado para eleger deputados federais, estaduais e vereadores, gera um déficit de representatividade política.

“Esse sistema é muito ruim por muitos motivos”, disse Barroso. Segundo ele, a lógica atual confunde o eleitor e dificulta a prestação de contas.

“O eleitor não sabe quem colocou lá e o eleito não sabe exatamente por quem foi colocado. Um não tem de quem cobrar, o outro não tem a quem prestar contas”, completou.

O ministro apontou que esse distanciamento entre representantes e representados compromete a legitimidade do sistema político e enfraquece a governabilidade.

Como alternativa, Barroso voltou a defender o voto distrital misto, modelo que combina votos em candidatos e em partidos por meio de distritos eleitorais.

“É a posição oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em todos os lugares onde converso sobre isso, vejo que é a melhor solução. Só que não anda”, lamentou, se referindo à falta de avanço do tema no Congresso.

Barroso também destacou que o debate sobre a forma como elegemos nossos parlamentares precisa voltar à pauta política. “Esse é um tema que saiu da agenda, mas a gente não pode esquecer que ele é importante”, concluiu.

Leia Mais:

COMPARTILHE